Náutico

NÁUTICO

Com um a menos, Náutico supera o América e larga na liderança do Pernambucano 2018

Após ficar na frente duas vezes, alvirrubros cediam empate até os 48 do segundo tempo, quando William Gaúcho fez o gol da vitória por 3 a 2

postado em 19/01/2018 22:02

Ricardo Fernandes/DP
Apenas 49 horas após ter deixado a Arena de Pernambuco com um empate diante do Altos-PI pela Copa do Nordeste, o Náutico voltou ao estádio para fazer a sua estreia no Campeonato Pernambucano. Pouco tempo de intervalo que obrigou o técnico Roberto Fernandes a mandar a campo uma equipe mista, com a estreia de quatro pratas da casa,  para enfrentar o América.

E o roteiro parecia que seria semelhante ao visto dois dias atrás. Após ficar na frente duas vezes (e terminar o primeiro tempo em vantagem), os alvirrubros cediam o empate até os 48 minutos do segundo tempo, quando o volante William Gaúcho, um dos quatro pratas da casa que estrearam como profissional, fez o gol da vitória por 3 a 2 em cobrança de falta, sendo o nome do jogo.

Com os quatro empates anteriores da rodada, o Náutico lidera o Estadual, com três pontos. E seguirá sua maratona agora com um tempo ainda menor de recuperação. No próximo domingo, às 16h, o time encara o Central, no estádio Lacerdão, em Caruaru, com apenas 42 horas de descanso. 

O jogo

E nos primeiros minutos de jogo, a impressão era que a equipe modificada do Náutico teria um desempenho melhor do que a que vinha sendo escalada pelo técnico Roberto Fernandes. Com mais mobilidade na frente, os alvirrubros ao menos conseguiam trocar passes com um pouco mais consciência do que nas três atuações anteriores da temporada. E com uma marcação mais avançada, não demorou a abrir o placar.

Atuando como meia, na função até então exercida por Wallace Pernambucano, o volante Jobson roubou a bola na saída de bola do América e rolou para Fernandinho. Um dos quatro titulares mantidos na equipe, o atacante abriu o placar logo aos seis minutos, em gol semelhante ao que havia anotado na quarta-feira, diante do Altos.

Porém, a vantagem não deu ao Timbu a tranquilidade que o jogo pedia, diante de um América bastante limitado. Aos poucos, o time alternativo foi encontrando as mesmas dificuldades de criação que vêm atrapalhando a equipe principal. Colaborou para isso a atuação de Jobson na função de armação, falhando na transição muitas vezes por displicência. E principalmente por mais uma atuação fraca do meia-atacante Clebinho, que errou tudo o que podia e vem se mostrando improdutivo desde a sua contratação.

Assim, aos poucos, o América foi criando coragem para atacar e empatou aos  32 minutos, com o atacante Caxito, cabeceando na pequena área, em falha completa do sistema defensivo. Mais uma vez o Náutico cedia uma igualdade ao adversário, como já havia feito duas vezes contra o Altos, na quarta-feira.

O time só não desceu para o vestiário com o empate porque contou com a sorte. Cinco minutos depois. em um chute despretensioso de muito longe, o volante prata da casa William Gaúcho colocou o Timbu mais uma vez na frente, com a bola desviando na defesa e tirando do alcance do goleiro Felipe. Além dele, estrearam como profissionais o zagueiro Samuel, o lateral-esquerdo Kevyn e o atacante Tharcysio.

Segundo tempo

Na volta para a etapa final, Roberto Fernandes não fez nenhuma alteração. Porém, dessa vez o Náutico parecia querer controlar melhor o jogo. E finalmente após uma boa jogada trabalhada por Jobson e Clebinho, o atacante Fernandinho por pouco não amplia de cabeça. Porém, os alvirrubros parecem gostar de dificuldade nesse início de temporada.

Pouco tempo depois, o zagueiro Camutanga foi expulso, deixando o Timbu com um jogador a menos. Para recompor a defesa, Jobson deu lugar ao volante Negretti, acionado na zaga.

Porém, com um jogador a menos e o cansaço da equipe, a pressão do América foi inevitável. E por pouco o empate não veio logo aos 25 minutos, com o chute do experiente volante Bia (ex-Sport) acertando o travessão de Jefferson. Porém, cinco minutos depois não teve jeito. Após receber nas costas do fraco Thiago Ennes, Caxito mais uma vez tirou do alcance de Jefferson e deixou tudo igual na Arena.

Vendo o América ser superior nos minutos finais, o empate já soava como um resultado até mesmo aceitável. Porém, a noite era do garoto William Gaúcho, que aos 48 minutos, mandou uma bomba em cobrança de falta dando a primeira vitória do Náutico na temporada. Para festa dos 929 torcedores presentes à Arena de Pernambuco. 

Ficha do jogo

Náutico 3
Jefferson; Thiago Ennes, Samuel, Camutanga e Kevyn; Josa, William Gaúcho, Jobson (Negretti) e Clebinho; Tharcysio (Wagner Lauretti) e Fernandinho (Luiz Henrique). Técnico: Roberto Fernandes.

América 2
Felipe; Ricardinho, Walter Guimarães, Júlio César (Robert) e Wallacy; Bia, Kadir (Alison), Tiago Bagagem e Iran (Saullo); Billi e Caxito. Técnico: Roberto de Jesus. 

Local: Arena de Pernambuco
Árbitro: Gilberto Castro Junior 
Assistentes: Ricardo Chianca e Dhiêgo Cavalcanti Pereira
Gols: Fernandinho (6 min do 1º) , Caxito (32 min do 1º e 30 min do 2º) e William Gaúcho (37 min do 1º e 48 min do 2º))
Cartões amarelos: Camutanga, Kevyn, Jobson (N), Walter Guimarães, Wallacy (A)
Expulsão: Camutanga (12 min do 2º)
Público: 929
Renda:  R$ 5.070