Náutico

VEXAME

A 16 jogos do fim, chance de acesso de Santa Cruz e Náutico somadas não chegam a 1%

Enquanto o Timbu está na zona de rebaixamento desde a segunda rodada, tricolores acumulam atualmente seis derrotas seguidas na Série B

postado em 27/08/2017 17:41 / atualizado em 27/08/2017 17:58

Peu Ricardo/DP
Ainda faltam 16 rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, já dá para cravar que Santa Cruz e Náutico decepcionaram na competição, justamente no ano em que o clássico entre os dois completa 100 anos. Presentes na zona de rebaixamento, os dois times praticamente já deram adeus à briga pelo acesso à Série A, com apenas 22 rodadas disputadas. De acordo com os principais sites especializados em projeções matemáticas do futebol nacional, tanto alvirrubros quanto tricolores possuem chances quase nulas de G4, com ambos os clubes somando menos de 1% de possibilidades de ascensão à elite nacional.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, com apenas 17 pontos somados, o Náutico ainda não está 100% fora da briga pelo acesso. Mas está quase, com ínfimo 0,01% de chances. Uma posição acima dos timbus na classificação, com seis pontos a mais, a situação do Santa não é muito melhor, com apenas 0,15% de possibilidade de terminar a Série B entre os quatro melhores.

Os números são semelhantes aos do site especializado Chance de Gol, que aponta os tricolores com 0,04% de probabilidade de chegar à Série A. Já o percentual do Náutico é tão reduzido que o site se resume a dizer que é "quase 0%". Mesma situação descrita pelo Infobola, que também indica as chances de acesso dos dois pernambucanos inferiores a 1%. Porém, sem especificar o quanto.

Luta contra a queda

Com a Série A passando longe da realidade de timbus e corais, a realidade que resta é evitar o pior e buscar a manutenção na Série B. Nessa disputa, para preocupação dos dois rivais, os percentuais são bem mais robustos. No Z4 desde a segunda rodada, o Náutico tem risco de queda variando entre 87% e 90,8%. Já para o Santa, em mau momento e completando a segunda rodada seguida entre os quatro piores, esses números oscilam entre 62,2% e 68,8%.

Os dois clubes disputaram juntos a Série C. Restam 16 rodadas para, ao menos, evitar esse vexame histórico.

Chance de acesso

UFMG
0,01%
Náutico

0,15%
Santa Cruz

Chance de Gol
Quase 0%
Náutico

0,04%
Santa Cruz

Risco de queda

UFMG
87%
Náutico

62,2%
Santa Cruz

Chance de gol
90,8%
Náutico

68,8%
Santa Cruz