
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, com apenas 17 pontos somados, o Náutico ainda não está 100% fora da briga pelo acesso. Mas está quase, com ínfimo 0,01% de chances. Uma posição acima dos timbus na classificação, com seis pontos a mais, a situação do Santa não é muito melhor, com apenas 0,15% de possibilidade de terminar a Série B entre os quatro melhores.
Os números são semelhantes aos do site especializado Chance de Gol, que aponta os tricolores com 0,04% de probabilidade de chegar à Série A. Já o percentual do Náutico é tão reduzido que o site se resume a dizer que é "quase 0%". Mesma situação descrita pelo Infobola, que também indica as chances de acesso dos dois pernambucanos inferiores a 1%. Porém, sem especificar o quanto.
Luta contra a queda
Com a Série A passando longe da realidade de timbus e corais, a realidade que resta é evitar o pior e buscar a manutenção na Série B. Nessa disputa, para preocupação dos dois rivais, os percentuais são bem mais robustos. No Z4 desde a segunda rodada, o Náutico tem risco de queda variando entre 87% e 90,8%. Já para o Santa, em mau momento e completando a segunda rodada seguida entre os quatro piores, esses números oscilam entre 62,2% e 68,8%.
Os dois clubes disputaram juntos a Série C. Restam 16 rodadas para, ao menos, evitar esse vexame histórico.
Chance de acesso
UFMG
0,01%
Náutico
0,15%
Santa Cruz
Chance de Gol
Quase 0%
Náutico
0,04%
Santa Cruz
Risco de queda
UFMG
87%
Náutico
62,2%
Santa Cruz
Chance de gol
90,8%
Náutico
68,8%
Santa Cruz