Com apenas 10 rodadas disputadas na Série B, a matemática já é um realidade presente no dia a dia dos alvirrubros. Afundado na lanterna da competição, com apenas dois pontos, o Náutico já está a 10 do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o ABC, na 16ª colocação. Sendo assim, segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Timbu já possui 88,8% de risco de queda. Para contrariar esse percentual, o técnico Beto Campos já traçou uma meta de pontos a ser conquistada até o final do campeonato. Bastante arriscada.
Após a derrota por 2 a 1 para o Guarani, o treinador alvirrubro revelou que já passou para os jogadores que, caso conquiste quatro pontos a cada nove a serem disputados até a 38ª rodada, o Náutico estará livre da queda. O que não necessariamente é uma verdade absoluta. Isso porque, caso atinja essa marca, o Timbu chegaria a 42 pontos, o que, ainda de acordo com a UFMG, significa um risco considerável de rebaixamento de 56,8%.
Além disso, desde que a Série B passou a ser disputada nos pontos corridos, com 20 clubes, em 2006, apenas dois times se livrariam da queda com 42 pontos. Em 2013, o Guaratinguetá foi rebaixado na 17ª posição, com 41, e no ano passado, o Joinville foi o primeiro time da zona de rebaixamento, com 40.
Para o cálculo, a reportagem considerou que o Náutico somará quatro pontos nos dois próximos jogos, sexta-feira diante do CRB, na Arena de Pernambuco, e no dia 4 de julho, diante do ABC, em Natal. Em seguida, dividiu as 26 rodadas restantes em grupos de três, sendo que o último bloco envolveria apenas os dois últimos jogos, nos quais o Náutico também somaria quatro pontos, somando assim mais 40 no total.
"Nós estamos trabalhando com os atletas o que já vimos em campeonatos anteriores para fugir dessa situação. E colocamos para eles que a cada três jogos, dos nove pontos temos que fazer quatro para conseguir sair dessa situação. Se a gente somar mais do que isso a gente sai antes. Agora temos dois jogos para fazer quatro pontos, já que não pontuamos contra o Guarani", explicou Beto Campos.
"Precisamos desses próximos pontos em casa (contra o CRB). Sei que o nosso torcedor está chateado e magoado, mas eles precisam entender que estamos chegando agora e o time já mostrou coisas boas no jogo passado (contra o Goiás) e nesse (contra o Guarani). Teremos uma semana para trabalhar um pouco mais a equipe e pode ser que teremos mais alguns jogadores à disposição", pontuou.
Para a próxima partida, a expectativa é que o zagueiro Léo Carioca, campeão gaúcho com Beto Campos pelo Novo Hamburgo, seja regularizado.
A matemática de Beto Campos
4 pontos contra...
CRB (casa) e ABC (fora)
4 pontos contra...
Juventude (c), Santa Cruz (c) e Paysandu (f)
4 pontos contra...
Londrina (f), Criciúma (c) e Vila Nova (f)
4 pontos contra...
Luverdense (c), América-MG (f) e Figueirense (c)
4 pontos contra...
Ceará (f), Brasil de Pelotas (c) e Oeste (f)
4 pontos contra...
Internacional (c), Paraná (f) e Boa Esporte (c)
4 pontos contra...
Goiás (f), Guarani (c) e CRB (f)
4 pontos contra...
ABC (c), Juventude (f) e Santa Cruz (f)
4 pontos contra...
Paysandu (c), Londrina (c) e Criciúma (f)
4 pontos contra...
Vila Nova (c) e Luverdense (f)
O que somar 42 pontos significa na história da Série B
O rebaixamento
2006
O lanterna Vila Nova somou 42
2007
O 18º colocado Santa Cruz somou 42
2008
O 17º colocado Marília somou 45
2009
O 17º colocado Juventude somou 44
2010
O 18º colocação Santo André somou 43
2011
O 17º colocado Icasa somou 47
2012
O 17º colocação CRB somou 42
2014
O 17º colocado América-RN somou 43
2015
O 17º colocado Macaé-RJ somou 43
A permanência
2013
O Guaratingueta caiu em 17° com 41
2016
O Joinville caiu em 17º com 40