Na próxima terça-feira, o Náutico recebe o Goiás pela 9ª rodada. O jogo será na Arena Pernambuco, casa do Timbu desde 2013, mas comprovadamente um local que a torcida não se sente à vontade. Apenas em jogos decisivos é que o Alvirrubro teve boas presenças de público, porém, sem nunca chegar a 70% da lotação do estádio quando dependia apenas da sua torcida. Em 2017, a falta de público se repete e na Série B a situação é assustadora. Algo que faz o Timbu pensar em alternativas.
Em três jogos da Série B na Arena de Pernambuco, o Náutico teve apenas 6.224 torcedores presentes. Uma média de 2.074 torcedores e que tem feito a direção alvirrubra pensar em como mudar o panorama. Os horários dos jogos e a atual fase do time não têm ajudado, é verdade, mas é preciso tentar atrair o torcedor de algum modo e talvez seja o momento de buscar algum outro estádio para mandar os jogos do Timbu. .
“No futebol brasileiro não se preocupa com o torcedor que é o mais importante. Não se preocupa com o horário, com alimentação, com transporte. Estamos precisando nos aproximar do nosso torcedor. É uma preocupação que eu levei e fui conversar com o presidente Ivan Brondi. Não sei como é o acordo com a Arena de Pernambuco e estou imbuído de facilitar a vida do nosso torcedor”, comentou o diretor de futebol Alexandre Homem de Melo.
O Náutico tem contrato com a Arena de Pernambuco para que os jogos do segundo semestre sejam realizados em São Lourenço. Porém, nos bastidores do clube já é cogitado tentar tirar ao menos os jogos do meio de semana, como o da próxima rodada, para algum estádio mais próximo e tentar se reaproximar do torcedor. Um dos estádios sondados foi o Grito da República, em Olinda. O problema é que o acordo com a Arena possa atrapalhar esses planos e a tendência é que o Timbu siga sofrendo com a falta de público e apoio no estádio.
Horários
Outro fator que está atrapalhando o Náutico são os horários dos jogos. Nos 16 jogos com horários marcados da Série B até o momento, o Timbu só teve dois jogos na faixa das 16h30 do sábado, o mais cômodo para o torcedor, em casa. Algo bem diferente de 2015, quando teve 12 dos seus 19 jogos em casa neste horário.
Públicos do Náutico na Série B de 2017
2.855 - Náutico x Ceará
1.669 - Náutico x Oeste
1.700 - Náutico x Paraná