Embora tenha tentando mostrar os números como positivos, a baixíssima média de ocupação da Arena é inegável. Ao todo, a Arena sediou 35 jogos nos últimos 12 meses, totalizando 25.821 torcedores. Uma média de 7.338 torcedores, que corresponde a apenas 15% da capacidade total do estádio, com 46 mil lugares. Para piorar, o Náutico já está viabilizando o retorno aos Aflitos e pretende deixar a arena logo.
O assunto é visto com preocupação pelo secretário Felipe Carreras. "A gente sabe que isso é um direito Náutico. O que vamos fazer é continuar essa relação de proximidade com todos os clubes, assim como temos com o Sport, Santa Cruz e o Náutico. Estamos colocando a Arena de Pernambuco como a casa do Náutico. Sempre que o clube quiser fazer os jogos na Arena, vai ter prioridade. O Náutico foi o primeiro a ajudar na viabilidade do equipamento, então, a gente vai estar sempre de braços abertos para o Náutico jogar quando quiser", afirmou, anunciando, que Santa Cruz e Sport já fecharam acordo para mandar, pelo menos, cinco jogos no local até o fim do ano.
Como se não bastasse a baixa frequência dos torcedores e défict no orçamento, a Arena de Pernambuco oferece uma cota gratuita de ingressos. De acordo com o diretor comercial da Arena de Pernambuco, Gustavo Molinaro, essas entradas são vigentes no regulamento da competição e destinadas aos dirigentes do clube mandante, comissão de árbitros e patrocinadores que queiram realizar ações durante as partidas.
Sem o futebol, a alternativa do Governo foi tornar a Arena num local de convivência para a população, com a realização de eventos como Domingo na Arena, Arena Radical e Som na Arena. Para o restante do ano, a ideia segue a mesma. Estão previstos projetos que vão no mesmo sentido, além de shows de grande porte.
Para 2018, está previsto o retorno do Recifolia, ao redor da arena de São Lourenço da Mata. "A Arena só vai crescer mais em estimativa de público se a população tiver uma relação de pertencimento. É preciso entender que esse equipamento é da população. Vamos fazer de tudo para aumentar esses percentuais (de metrô e ônibus). Esse vai ser nosso objetivo", comentou, se referindo ao levantamento realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que indicou que cerca de 62,8% das pessoas utilizam carro para ir à Arena de Pernambuco. 13,6% usam metrô e 10,3% ônibus.