
Saiba mais
Nas oito vezes em que estreou, o Timbu obteve quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Foi derrotado em casa apenas uma vez, pelo América-RN, em 1998. O placar mais expressivo foi o sonoro 8 a 2 sobre o Botafogo-PB, também nos Aflitos - maior goleada dos alvirrubros na história do Nordestão.
Confira abaixo o histórico das estreias do Náutico na Copa do Nordeste e de suas participações:
1994 - CSA 4 x 1 Náutico - A primeira edição oficial da Copa do Nordeste reconhecida pela CBF teve a particularidade de ser disputada apenas em Alagoas, como estado sede. Com a fórmula de disputa em fase de grupos, apenas com jogos de ida. Além da derrota na estreia para os Azulinos, o Timbu empatou com Bahia por 1 a 1 e com o Botafogo-PB por 2 a 2. Acabou eliminado como lanterna do Grupo A.
1997 - Náutico 2 x 0 Santa Cruz-PB - Com um molde diferente de disputa, o Nordestão 97 adotou o mata-mata, semelhante à Copa do Brasil. Após vencer a primeira partida, o empate por 1 a 1 na volta garantiu classificação. O Timbu acabou eliminado pelo Ceará na fase seguinte.
1998 - Náutico 0 x1 América/RN - No retorno da fase de grupos, desta vez com jogos de ida e volta, mais uma participação frustrante do Alvirrubro. com apenas uma vitória e um empate em seis jogos, acabou novamente eliminado como lanterna da chave.
1999 - Não participou.
2000 - Não participou.
2001 - Botafogo-PB 1 x 3 Náutico - A primeira grande campanha do Náutico no Nordestão. Desta vez, as 16 equipes duelaram entre si apenas em jogos de ida, com os quatro melhores colocados avançando para as semifinais. O Náutico liderou a primeira fase de maneira invicta, com 11 vitórias e quatro empates. Mas acabou eliminado pelo Sport nas semifinais, pelo placar de 1 a 0.
2002 - Náutico 8 x 2 Botafogo-PB - O modelo de disputa foi repetido para o ano seguinte e o Náutico fez mais uma boa campanha. O time terminou a primeira fase em terceiro lugar e acabou eliminado pelo Bahia nas semifinais.
2003 - Os clubes pernambucanos não participaram da edição.
2010 - Náutico 2 x 0 Ceará - Após o longo hiato de sete anos, a Copa do Nordeste voltou a ser promovida pela CBF. Com datas paralelas aos campeonatos nacionais, os clubes adotaram como alternativa atuar com times formados por atletas encostados do elenco principal ou das categorias de base. O Timbu teve uma campanha discreta, encerrando a competição em 10º lugar.
2013 - Não participou.
2014 - Náutico 1 x 1 Guarany de Sobral - Com a volta da disputa em formato grupos desde o ano anterior, o Timbu mais uma vez não conseguiu passar da primeira fase. Acabou em terceiro lugar na mesma chave que tinha o rival Sport - que se sagraria campeão da edição.
2015 - Náutico 2 x 2 Salgueiro - O Timbu voltou a se encontrar com um pernambucano em sua chave. Desta vez, o Salgueiro foi o responsável por eliminar a equipe alvirrubra, quando venceu por 3 a 1 na última partida e avançou de fase.
2016 - Não participou.