Náutico

NÁUTICO

Cobrado após excesso de lesões, DM do Náutico planeja trabalho integrado para prevenir perdas

Jogadores fizeram soccer test para medir condição física, e clube projeta uma integração do acompanhamento da preparação física, equipe médica e fisioterapia

postado em 07/08/2016 17:21 / atualizado em 07/08/2016 18:28

Caio Wallerstein /Diario de Pernambuco

Náutico/Divulgação
O drama foi recorrente no primeiro turno da Série B: sempre que o Náutico engatava uma boa sequência de atuações, as constantes lesões atrapalhavam o planejamento do técnico Alexandre Gallo. Impediam a repetição da escalação alvirrubra, ou mesmo o teste de formações diferentes. Logo antes da segunda metade da competição, porém, chega a parada para a Olimpíada. Ao todo, quase duas semanas completas só de treinos. Trunfo que o clube pretende aproveitar não apenas nos planos técnico e tático, mas na composição de um novo planejamento na questão clínica. Bastante criticado por conta dos problemas físicos, o departamento médico iniciou um trabalho de integração entre os setores para melhor acompanhar e prevenir lesões.

Logo neste domingo, quando retornaram de quatro dias de folga, os atletas fizeram o soccer test, para medir a condição física a esta altura da temporada. A partir daí, o DM terá uma base de dados para acompanhar a situação de cada um. No entanto, foi ressaltado também o compromisso que os jogadores precisam ter com o cuidado no dia a dia, mesmo fora do clube. "Eles precisam ter repouso, recuperação, porque é um período em que estão fora da nossa supervisão. Toda essa parte de trabalho foi feita. Sem dúvida, teremos um returno mais tranquilo com esses atletas, até pela filosofia de trabalho que eles já assimilaram com relação à preparação física", colocou o médico Fábio Ribas.
Náutico/Twitter Oficial

Durante o tempo de pausa, os atletas priorizaram o descanso, como o goleiro Julio Cesar. “Foi bom ter esta folga, ficar mais com a família e criar um ânimo novo. Agora, a gente pode colocar a cabeça toda no trabalho”, colocou. No entanto, foram dias de trabalho no CT. O departamento médico conseguiu recuperar Léo Pereira e Bergson, que já estão liberados para treinar. Também foi possível progredir no tratamento dos volantes Ygor e Maylson, que já devem voltar aos trabalhos durante a semana. Rodrigo Souza e Esquerdinha, porém, seguem sem previsão de volta.

Planejamento
Ainda no domingo, quando o elenco retomou as atividades, uma reunião entre atletas, comissão técnica e diretoria definiu pontos estratégicos da caminhada alvirrubra nesta reta final de Série B. O diretor de futebol Eduardo Henriques e o técnico Alexandre Gallo discursaram para os jogadores. Além deles, o médico Múcio Vaz, o fisiologista Cleber Queiroga e o preparador físico Elliot Paes também expuseram seus pensamentos, reforçando a integração entre as equipes de recuperação, preparação física e fisioterapia.

"É de extrema importância a integração de todas as áreas. Ninguém trabalha só, e o sucesso vai ser mais facilmente alcançado se trabalharmos de forma integrada. Então toda a parte de discussão da preparação, principalmente na prevenção de lesões, fizemos junto com a fisiologia, o departamento médico, a fisioterapia, a preparação física e a nutrição. Mostramos isso aos atletas, que compraram a ideia", completou Fábio Ribas.