Náutico

NÁUTICO

Sem perder há cinco jogos, Náutico tem prova de fogo diante do líder Vasco, fora de casa

Timbu pode se firmar definitivamente no G4 da Série e se aproximar do topo

postado em 14/06/2016 08:25 / atualizado em 14/06/2016 08:30

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Peu Ricardo/Esp. DP
O Náutico já não sabe o que é perder na Série B do Campeonato Brasileiro há cinco rodadas. Nos últimos cinco jogos, foram quatro vitórias, um empate e 15 gols marcados - média de três por partida. E é ocupando a quarta posição da segundona e vivendo seu melhor momento na temporada que o Timbu tem hoje seu maior desafio na competição até aqui. Às 19h15 desta terça-feira, o Alvirrubro encara o líder e favorito ao título Vasco da Gama, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Um confronto de dois clubes históricos do futebol nacional e que compartilham um objetivo comum nesta Série B: conquistar o retorno à elite do futebol nacional. Um jogo que pode ratificar a boa fase alvirrubra, consolidar a equipe no G4 e, por que não, abrir a perspectiva de almejar algo além do acesso à Série A. Apenas três pontos separam as duas equipes na classificação.

Quando chegou ao Náutico no fim de abril, mesmo tendo pela frente a missão de assegurar a terceira colocação do Campeonato Pernambucano, o técnico Alexandre Gallo foi enfático ao dizer que pesou a favor de sua decisão de retornar ao clube o fato de a diretoria alvirrubra lhe ter garantido condições não para que o time brigasse para subir de divisão, mas também para disputar o inédito título da Série B. Aos poucos, o Timbu vai se firmando na parte de cima da tabela da segundona. Os reforços pedidos pelo treinador chegaram e o time vai evoluindo a cada confronto. O confronto de hoje é justamente contra o grande favorito ao título. Vencer o Vasco seria, portanto, a prova de força deste grupo alvirrubro.

Experiente, Gallo sabe que não pode colocar sobre os ombros de seus jogadores a responsabilidade de encarar o confronto desta noite com um peso tão elevado. Mesmo que tenha dito, no sábado, após a goleada de 5 a 1 sobre o Paraná, que em uma partida deste nível até ele gostaria de poder atuar. “Jogar contra uma equipe do porte do Vasco é sempre um desafio. É uma partida muito boa de jogar. Sinto até saudade da minha época de jogador”, disse. Apesar disso, o comandante alvirrubro procura minimizar o caráter decisivo deste encontro. “A gente trata o Vasco como tratou o Criciúma, Paraná, Joinville, com todo respeito”, desconversou.

Para o treinador, importante mesmo é vencer. “O jogo contra o Vasco vale três pontos. É um jogo super importante para nós em função dos três pontos”, afirma. “Ainda é muito cedo para pensar em qualquer outra coisa que não seja somar o maior número de pontos possíveis. Ainda não é uma decisão de competição. Vamos com muita calma e respeito ao adversário”, ratificou.

Adversário
Artilheiro de volta

No último sábado, o Vasco perdeu por 2 a 1 para o Atlético-GO e viu cair sua sequência de invencibilidade que já durava 34 partidas. Jogando em Cariacica, no Espírito Santo, a equipe cruzmaltina cometeu muitos erros individuais e pagou com a derrota que lhe custou a liderança isolada - divide agora o primeiro lugar com o próprio Atlético-GO, ambos com 19 pontos. Para o confronto de hoje, entretanto, os cariocas vão ter um reforço de peso. É o retorno da estrela do time Nenê. Artilheiro da Série B com oito gols, o experiente meia-atacante cumpriu a suspensão que o deixou de fora do jogo do sábado passado e é uma das armas vascaínas com a qual o Náutico deve se preocupar. Quem segue de fora é o goleiro uruguaio Martín Silva, que estava na Copa América com a Celeste e só chega ao Brasil amanhã.

FICHA DO JOGO

Vasco
Jordi; Yago Pikachu, Luan, Rodrigo e Julio César; Marcelo Mattos, William, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão. Técnico: Jorginho.

Náutico
Julio Cesar; Joazi, Rafael Pereira, Eduardo e Mateus Muller; Gastón, Maylson, Renan Oliveira, Taiberson e Jefferson Nem (Rony); Bergson. Técnico: Alexandre Gallo.

Local: Estádio São Januário (Rio de Janeiro-RJ). Horário: 19h15. Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS). Assistentes: Neuza Ines Back (SC) e Leirson Peng Martins (RS).