Náutico

NÁUTICO

Náutico estreia na Série B contra o Criciúma e mira repetir retrospecto de boas largadas

Timbu largou no último Brasileiro com cinco vitórias em seis jogos; no Estadual deste ano, foram quatro êxitos seguidos no início da competição

postado em 13/05/2016 20:12 / atualizado em 13/05/2016 20:11

Daniel Leal /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/Esp. DP
Guarde bem a escalação do Náutico que inicia a Série B 2016. Ela provavelmente sofrerá uma verdadeira mutação ao longo da competição. O Timbu que estreia às 16h deste sábado no estádio Heriberto Hülse, contra o Criciúma, ainda terá a mesma cara da equipe que finalizou o Estadual com relativo sucesso – ao conquistar o terceiro lugar e garantir vaga no Nordestão já sob o comando do técnico Alexandre Gallo. Sem poder contar com nenhum dos novos contratados e ainda aguardando reforços, o treinador alvirrubro afirmou que quer ver o time “jogando simples” para largar bem no nacional. Para se inspirar, não precisa ir muito longe.

Nas duas últimas competição que o clube disputou, os grandes momentos da equipe vieram nas rodadas iniciais. Na Segundona 2015, o Náutico começou com três vitórias consecutivas no início da Série B. Até a sexta rodada, revezou na liderança do Brasileiro com o Botafogo de maneira invicta – foram cinco vitórias e um empate até derrota Atlético-GO na 7ª rodada.

Este ano, situação semelhante no Campeonato Pernambucano: quatro vitórias seguidas de cara. Em ambas as competições, porém, o time oscilou e não chegou aos objetivos finais. Presente nas duas disputas, o goleiro Júlio César vê o Náutico “calejado” e pronto para não repetir os mesmos erros. “Espero que este ano seja o nosso ano. O ano passado ficou aquele gosto amargo, que se tivesse feito um algo a mais estaríamos na Primeira Divisão (ficou a dois pontos do acesso), mas infelizmente não foi. Que a gente possa começar a Série B este ano do mesmo jeito do ano passado e aprender com as lições do ano passado”, disse.

“Simples”

Com apenas oito dias de treinos, Gallo ainda está longe de ver em campo o reflexo do planejamento. Os quatro reforços (o atacante Taiberson, o lateral esquerdo Mateus Müller e os volantes Eurico e Maylson) ainda não vão estrear. O treinador fala abertamente em pressa por novos contratados. Com o que tem em mãos, restou a ele colocar em prática a estratégia que deu certo contra o Salgueiro.

“Quero o time fazendo o mais simples, objetivo e prático possível. Nosso momento não é de jogar com preciosismo, pois não temos essa condição hoje. Temos que ser uma equipe prática, que entenda o que é o adversário”, pontuou.

100 vezes Júlio César
O goleiro e dono da faixa de capitão da equipe, o goleiro Júlio César completa uma centena de jogos com a camisa alvirrubro contra o Criciúma. Por duas vezes, o Alvirrubro decepcionou no Estadual e bateu na trave na Série B. Ainda assim, o goleiro se tornou uma referência da equipe. Líder e porta-voz do elenco em diversas situações, o arqueiro de 31 anos revelado no Corinthians já vê uma ligação afetiva com o Alvirrubro.

“É muito importante uma marca dessa. É minha segunda equipe e minha segunda vez que faço 100 jogos (antes, havia ultrapassado o centésimo jogo pelo Corinthians). Goleiro normalmente fica mais tempo na equipe, mas espero que esses 100 jogos sejam só o começo”, afirmou o goleiro, que disse ver o Timbu como um dos favoritos ao acesso à Série A 2017.

Criciúma

Após fracassar no Campeonato Catarinense, o Tigre contratou um “pacotão” com nove reforços. O técnico Roberto Cavalo, ex-Timbu, já utilizará uma parte deles hoje à tarde. Chegaram os zagueiros Nathan e Ferron, o lateral Lucas Taylor, os meias Gabriel Leite, Juninho e Alex Maranhão, e os atacantes Roberto, Niltinho e Hélio Paraíba. O treinador confirmou a escalação no 4-3-3.

“Vou jogar com três atacantes. Vai ter a estreia de Niltinho. O Gustavo deu ok, vai jogar o Roberto na direita e o Elvis no meio. Atrás, o Nathan entra no lugar do Giaretta. Estamos bem mesclados em termos de entrosamento, em termos de novidades. É muito importante a torcida vir nos ajudar nesse momento”, afirmou.

FICHA TÉCNICA

CRICIÚMA

Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathan e Marlon; Barreto, Douglas Moreira e Elvis, Roberto, Gustavo e Niltinho.
Técnico: Roberto Cavalo.

NÁUTICO

Júlio César; Joazi, Rafael Pereira, Fabiano Eller e Henrique; Ygor e Rodrigo Souza; Esquerdinha, Caíque e Rony; Rafael Coelho.
Técnico: Alexandre Gallo.

Estádio: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Horário: 16h30. Árbitro: José Cláudio Rocha Filho (SP). Assistentes: Herman Brumel Vani – (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).