Náutico

REFORÇO

Rafael Coelho é apresentado no Náutico e espera dar a volta por cima com a camisa alvirrubra

Atacante chega com contrato até 31 de julho de 2016, podendo ser prorrogado

postado em 01/03/2016 19:31 / atualizado em 01/03/2016 19:33

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Emanuel Leite Jr./Esp.DP
Resgatar a carreira. Com histórico de muitos gols a serviço de Figueirense, Avaí e Guangzhou R&F, da China, o atacante Rafael Coelho chega ao Náutico disposto a dar a volta por cima depois de dois anos em que, entre questões burocráticas e lesões, teve pouca oportunidade de dar seguimento ao seu futebol. Determinação que se justifica até na escolha do clube. Segundo o avançado, havia outras propostas no Brasil, mas pesou na opção pelo Timbu a estrutura do clube, sua comissão técnica e o bom elenco alvirrubro. Seu vínculo com o Náutico vai até 31 de julho, com possibilidade de renovação ou prioridade para o clube, em caso de outras propostas.

Rafael Coelho é um desejo antigo do Timbu. Chega agora, com a missão de suprir as lacunas deixadas por Bergson e Rafael Ratão, lesionados. Mas, de acordo com o diretor de futebol Emerson Barbosa, o Náutico já há algum tempo sondava o atacante. O momento e a necessidade conspiraram para que os caminhos de ambos, finalmente, se cruzassem. Para isso, o clube contou com uma composição financeira. “Fizemos uma parceria entre alvirrubros que estão se cotizando e a empresa HW, que é uma empresa de investidores do Rio de Janeiro”, revelou o dirigente. Sobre o contrato, Barbosa esclarece que o Náutico vai ter prioridade na renovação. “Vamos poder cobrir uma oferta ao fim do acordo ou renovar, caso não surja nenhuma proposta”, assegurou.

Emanuel Leite Jr./Esp.DP
O Náutico não foi o único clube a se interessar pelo atacante. Segundo Rafael Coelho, houve propostas de outros clubes brasileiros. E o jogador, ao justificar a escolha pelo alvirrubro, não poupou elogios ao seu novo local de trabalho. “A gente sempre avalia elenco, clube, estrutura, treinadores. E acabei escolhendo o Náutico. É um clube que cresceu muito nos últimos anos, tem um CT muito bom, diretores sérios e um excelente elenco”, explicou.

Catarinense de Florianópolis, Rafael Coelho é formado nas categorias de base do Figueirense, onde teve sua primeira oportunidade como profissional em 2008, aos 20 anos. Em 2009, ainda pelo Figueira, foi um dos três artilheiros da Série B, com 17 gols marcados. Depois de passagem apagada pelo Vasco, retornou à terra natal, mas ao Avaí - pelo qual foi um dos artilheiros da Copa do Brasil de 2011, com cinco gols.

Desde então, o atacante se encontrava fora do país. Primeiro no futebol chinês, atuando pelo Guangzhou R&F por duas temporadas. Foi neste clube em que Coelho viveu seu melhor momento no país asiático. Marcou 25 gols em 55 partidas e chegou a ser o terceiro maior artilheiro da China em uma das edições da Super Liga local. Nos últimos dois anos, porém, o atacante balançou menos as redes.

Em 2014, pelo Changchun Yatai, também da China, foram apenas 14 jogos e dois gols. De lá, foi para a Tailândia. Com a janela encerrada, não pode jogar. Quando, finalmente, ia se preparar com o time, na pré-temporada em dezembro daquele ano, teve lesão no ligamento cruzado do joelho. Ficou de fora por oito meses. Voltou em agosto de 2015, atuando apenas em copas do país, que não são consideradas partidas oficiais. Na Índia, onde defendeu o FC Goa, chegou ao clube já em outubro, atuando em cinco partidas da campanha que terminou com o vice-campeonato indiano, tendo marcado dois gols.

O registro de quatro gols em 19 partidas oficiais nos últimos dois anos é algo que o atleta quer deixar para trás. Para isso, vê sua vinda para o Náutico como uma oportunidade de resgatar sua trajetória. “É a hora de eu dar a volta por cima. Todo jogador tem seus altos e baixos. Espero que aqui eu possa fazer a alegria da torcida e possa dar a volta por cima na minha carreira.”

NÚMEROS

172
jogos

65
gols

19
jogos, nos últimos dois anos

4
gols, nos últimos dois anos