Náutico

NÁUTICO

Símbolo da versatilidade no Náutico, Rafael Pereira se coloca à disposição em multifunções

Zagueiro, lateral direito e também volante, atleta de 31 anos é espécie de "curinga" de Gilmar Dal Pozzo e incorpora espírito cobrado pelo treinador para a temporada 2016

postado em 15/01/2016 07:52 / atualizado em 15/01/2016 09:51

Daniel Leal /Diario de Pernambuco , Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Brenno Costa/DP
Rafael Pereira chegou em meio à Série B de 2015. Contratado como zagueiro, que também poderia atuar como volante, acabou a temporada na lateral direita. Para os planos do técnico Gilmar Dal Pozzo para 2016, perfeito. O defensor de 31 anos se encaixa perfeitamente na exigência de versatilidade que o treinador espera dos atletas para o grupo alvirrubro na atual temporada. Rafael, por sua vez, voltou a se colocar à disposição do comandante para ajudar e, confiante, falou em superação pela busca do título do Campeonato Pernambucano.

"A gente sabe que hoje, no futebol, quando o treinador tem opções de mudar o esquema sem precisar substituir é um ponto a mais para ele e fico feliz em poder ajudar nesse sentido. Sempre deixei claro que minha posição de origem é zagueiro, mas tenho condições de fazer a lateral como fiz na Série B. Pelo que ele (Gilmar) falou comigo, ele gostou. Então, é dar sequência e seguir se empenhando ao máximo para sempre que ele precisar estar à disposição", afirmou Rafael Pereira.

Nos primeiros testes durante a pré-temporada, Dal Pozzo já utilizou o atleta improvisado como lateral. Porém, não descartou utilizá-lo nas demais funções possíveis. "Rafael Pereira está jogando de lateral direito, mas também pode fazer a função de zagueiro e já trabalhou comigo no Criciúma como volante", disse. “No próprio jogo, tu não precisas fazer uma substituição, o próprio jogador faz uma ou mais função. É importantíssimo ter essa variação, que permite ao treinador, ao longo do jogo, fazer um ajuste tático e não precisa nem a mudança de jogadores” acrescenta.

Concorrência

Embora tenha em Rafael Pereira uma boa opção para a lateral direita, Dal Pozzo conta em 2016 com o reforço de Wálber, atleta que conquistou o acesso à Série A pelo América-MG. A disputa pela titularidade com um especialista da posição, animou o veterano versátil. "A concorrência tem que vir para que o grupo fique forte. Quanto o grupo é bem qualificado, todo mundo tende a evoluir. E isso é importante para que a gente consiga o nossos objetivo de títulos e esse é o caminho certo", pontuou Rafael.