Náutico

SÉRIE B

Náutico precisa de oito vitórias em 10 e Santa Cruz de nove em 11 pelo acesso à Série A

Alvirrubros e tricolores precisam de arrancada improvável na reta final da Série B

postado em 08/10/2014 15:50 / atualizado em 08/10/2014 16:49

João de Andrade Neto /Superesportes

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
A cada nova cada rodada, e cada novo tropeço, a missão de alvirrubros e tricolores de retornarm à Série A do Campeonato Brasileiro em 2015 vai ficando mais complicada. E restando 10 jogos para o final da competição, o desafio vai ganhando contorno de milagre. Praticamente sem margem para novos erros. Isso porque, tomando como base o aproveitamento atual do Joinville, o 4º colocado, o Náutico teria que vencer oito dos 10 jogos restantes para obter o acesso, enquanto o Santa três de 11 (tem um jogo em atraso com o Bragantino).

Com 48 pontos, o Joinville fecha a zona de classificação para a Série A com 57% de aproveitamento. Transportando esse redimento para a última rodada, o quarto colocado conseguirá a classificação à Série A com 65 pontos. Desta forma, o Náutico, hoje na 8ª posição com 41 pontos, precisará somar mais 24, dos 30 em disputa, para atingir a marca. Já os corais, em 10º lugar, com 38 pontos, terá que conquistar 27 dos 33 ainda em jogo para atingir a meta. Ou seja, alvirrubros e tricolores precisarão de um aproveitamento de 80% nessa reta final de Série B.

O percentual elevadíssimo é superior inclusive ao do Cruzeiro, que lidera a Série A com 71,8% de rendimento. Outro exemplo que mostra o quanto o desafio dos dois pernambucano é improvável é a comparação com a campanha do Corinthians na Série B de 2008, a melhor da historia da Série B dos pontos corridos. Naquele ano, o alvinegro paulista levantou o título com 85 pontos, o que representa um aproveitamento de 74,5% dos pontos disputados.
Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press

Descenso
No entanto, se o acesso vai se tornando irreal para Náutico e Santa a cada rodada, o medo de um indesejável rebaixamento vai ficando cada vez mais distante. Adotando a mesma lógica de transportar para a rodada final o aproveitamento do 17º colocado (atualmente o América-RN, com 29 pontos), a equipe que abriria a zona de degola cairia para a Série C com 39 pontos. Sendo assim, em tese, o Náutico já estaria livre da queda, enquanto o Santa precisaria somar apenas mais dois pontos.

No próximo sábado, o Náutico recebe o ABC na Arena Pernambuco. Já o Santa visita a líder Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas.