
Mas de 2005 para cá, as manchetes depreciativas passaram a dividir espaço com o futebol, e o esporte se tornou motivo de orgulho para a cidade. Após o título do Salgueiro do Campeonato Pernambucano 2020, o presidente do Carcará, José Guilherme, destacou o novo significado que o nome da cidade passou a representar desde a refundação do clube como profissional.
"É muita emoção. Representamos uma cidade do interior de Pernambuco. Fundamos esse time para mostrar que é um lugar de gente trabalhadora e mostrar para o Brasil que é um lugar de gente de bem. Coroamos esse trabalho que vem desde 2005 e coroamos contra uma grande equipe, que não perdeu para ninguém, que é o Santa Cruz", festejou, em entrevista à Rádio Jornal.
Mas a violência ainda é presente em Salgueiro, e nem mesmo o clube foi poupado de uma perda brutal. No último dia 7 de junho, Leandro Adamys, mais conhecido como 'Bululu', que encorporava o Carcará mascote do clube nos jogos, foi assassinado por arma de fogo. "Essa vitória é para Bululu, nosso mascote. Ele não está aqui com a gente, mas sabemos que ele está comemorando", ofereceu José Guilherme.
"Queremos tirar a imagem ruim que a nossa cidade tinha. Todo lugar tem coisa ruim, gente violenta. Por isso, empresários e políticos fundaram esse time para divulgar a nossa cidade. Começamos a aparecer com a Copa do Brasil e agora já reconhecem que é a cidade do Carcará do Sertão."
Orgulho que José Guilherme pôde comprovar na volta do time para a cidade, com a taça de campeão pernambucano nas mãos. "Saímos do Arruda muito depois da meia noite e fomos jantar à 1h30 em uma churrascaria. De lá saimos às 4h da manhã direto para Salgueiro. Não deu nem para dormir. Chegamos na cidade e fomos recebido pelo prefeito (Clebel Cordeiro, ex-presidente do clube). Foi muito emocionante. Não só pela carreata, mas pelas pessoas simples nas calçadas comemorando. Muita gente com a bandeira do clube, com bolas verde, vermelha e branca (as cores do Salgueiro). Pessoas que tiveram um momento de felicidade, apesar desse momento de pandemia", comemorou, emocionado.