Com a volta aos treinamentos e a flexibilização do isolamento social em alguns estados, o destino da Copa do Nordeste deve começar a ser traçado de forma mais concreta a partir desta terça-feira, quando os representantes dos 16 clubes participantes terão uma reunião por videoconferência com os diretores da Liga. O encontro terá como objetivo principal traçar um raio-x da situação de cada equipe e a partir disso tentar encontrar uma data viável para o retorno da competição, paralisada quando ainda restava ser realizada a última rodada da primeira fase.
E dentro desse cenário, a possibilidade de conclusão dos jogos que restam em sede única começa a ganhar ainda mais força entre alguns clubes. Com Recife sendo a capital favorita para receber esses jogos. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, revelou ter sido sondado nesta segunda-feira pela CBF sobre essa possibilidade.
“A CBF perguntou se poderia fazer aqui (os jogos finais) e eu já coloquei à disposição. Porque os clubes acham, e eu concordo, que é mais sensato devido às dificuldades fazer tudo em um lugar só. Porque não teremos vôos e não tem lógica viajar a cada 48 horas. Isso não faz nenhum sentido”, destacou Evandro.
“E a cidade que tem as melhores condições é Recife, porque é a mais central, tem a Arena que estará desocupada em agosto. A consulta foi nesse sentido. Não vejo nenhum problema”, afirmou o cartola pernambucano.
“A única coisa que falei é que podem fazer em Recife, como já tinham me pedido há duas semanas atrás. O presidente da Liga (Eduardo Rocha) já havia mencionado isso, mas aí a Bahia foi contra, a Paraíba foi contra e o assunto morreu. Hoje eu disse (na CBF) que no que precisar informem para que eu possa falar com o governo. Mas não há nada de oficial”, completou Evandro.
O Diario tentou entrar em contato com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, mas não obteve sucesso. Já o diretor da Liga, Alexi Portela, atendeu a reportagem e reforçou que o objetivo principal da reunião desta terça é saber a situação atual de cada um dos clubes e da perspectiva de cada estado com relação à volta do futebol.
Sobre a possibilidade de sede única para os jogos finais do Nordestão, o dirigente procurou desconversar. Mas não descartou a possibilidade. “A gente vai ver a situação de treinamento dos clubes porque ainda não sabemos quando cada estado vai liberar. Isso (sede única) a gente pode tocar, mas não é a finalidade da reunião”, comentou.
A situação de cada clube da Copa do Nordeste
Ceará
Ceará e Fortaleza já retornaram aos treinos desde o início do mês
Pernambuco
Sport e Náutico retornaram aos treinos nesta segunda. Santa inicia trabalhos na quarta.
Bahia
Bahia marcou retorno aos treinos para esta terça. Vitória fará testagem no elenco e deve voltar às atividades na quarta-feira.
Alagoas
CBR e CSA realizaram testes da Covid-19 em seus elencos, mas a volta ao treinos ainda não foi autorizada pelo governo estadual.
Paraíba
Botafogo-PB planeja volta aos treinos presenciais no dia 29 de junho.
Rio Grande do Norte
Sem autorização do governo estadual, ABC e América-RN seguem sem previsão de retorno
Sergipe
Governo do estado deve liberar retorno dos treinos de futebol a partir do dia 23. Confiança e Frei Paulistano estão na Copa do Nordeste.
Piaui
Sem autorização do governo estadual, o River segue sem previsão de retorno aos treinos.
Maranhão
Imperatriz ainda sem previsão de retorno aos treinos.
A última rodada da 1ª fase
Sport x Confiança
River x Santa Cruz
Bahia x Náutico
ABC x CSA
CRB x Ceará
Fortaleza x América-RN
Botafogo-PB x Vitória
Freipaulistano x Imperatriz