O retorno do futebol no Brasil, iniciando pela volta dos estaduais, ainda é uma incógnita devido a situação de pandemia do coronavírus no País. Nesta terça-feira, em reunião por videoconferência, dirigentes da CBF e de algumas federações voltaram a debater o assunto, porém ainda sem uma data concreta. Algo que, por sinal, não deverá ocorrer de forma uniforme, segundo o presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, que não participou da reunião.
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o dirigente destacou que pelos diferentes quadros da pandemia nos estados e também de situações dos campeonatos, com alguns restando mais datas que outros para a conclusão, a tendência é que esse retorno dos jogos não ocorra de forma simultânea entre as competições.
“Eu acho que a voltas dos estaduais não vai ser linear porque cada estado tem uma realidade. Por exemplo, para concluir o Campeonato Paulista e o Pernambucano faltam cinco datas. Já para o Campeonato Maranhense são sete datas”, explicou.
“Além disso, cada estado também tem uma realidade diferente com a pandemia. Quantos casos de coronavírus tem no Piauí? Quase nenhum (são 408 registrados, com 21 mortes). Então pode começar antes. Já São Paulo como vai começar agora com esse número todo de casos?”, indagou o dirigente se referindo ao estado que é o epicentro da pandemia no Brasil, com 24.041 infectados confirmados e 2.049 óbitos.
Já em Pernambuco, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo ministério da saúde, conta com 5.724 casos, com 508 mortes. Diante disso, o presidente da FPF segue com a sua projeção de poder iniciar o estadual entre o final de maio e início de junho.
“Essa é a nossa intenção. Acho que depois do dia 10 de maio os clubes já podem voltar aos treinos e aí, com 20 dias de preparação, você pode começar o campeonato no início de junho”, pontuou Evandro.
Na videoconferência desta terça-feira, as federações catarinense e paranaense informaram a intenção de voltar com seus respectivos campeonatos já no dia 16 de maio. Em Santa Catarina são 1.476 casos da Covid-19 com 44 mortes, enquanto que no Paraná são 1.271 infectados com 77 vítimas fatais.