Com as paralisações das competições nacionais por conta da pandemia de coronavírus, muitas incertezas cercam a continuidade do calendário da CBF. Com relação à Copa do Nordeste, o presidente da Liga, Eduardo Rocha, não vê possibilidade da competição ser dada por encerrada. Para o dirigente, como restam apenas cinco datas para o término da disputa (última rodada da primeira fase, quarta e semifinal, além dos dois jogos da decisão), o Nordestão só não retornará caso o futebol fique suspenso pelo resto do ano.
No entanto, o presidente da Liga reconhece que, por conta da paralisação, ainda por tempo indeterminado, caso haja o retorno, os jogos restantes da Copa do Nordeste deverão ser disputados paralelamente aos do Campeonato Brasileiro. Todos os 16 participantes do Nordestão irão disputar o Nacional, distribuídos nas quatro divisões.
“Não existe essa possibilidade (de encerrar em definitivo o campeonato). Isso seria se antecipar aos fatos. Até porque os clubes que disputam a Copa do Nordeste, todos eles, sem exceção, disputam Série A, B, C e D. Então eles irão ficar em atividade. É algo totalmente diferente dos estaduais. Imaginar isso é imaginar que não teremos mais futebol até o final do ano’, argumentou Eduardo Rocha.
“Precisamos de mais cinco datas para encerrar a competição. A Série A e B precisam de 38. Óbvio que o Campeonato Brasileiro é prioridade, mas teremos que encontrar espaços para encaixar essas cinco datas. A Copa do Nordeste terá que ser disputada em paralelo com o Brasileiro. Se tiver que voltar vai ser com o Brasileiro e entre as datas encaixar os jogos da Copa do Nordeste. Mas tudo ainda é muito recente. Vamos aguardar”, finalizou.
Distribuição nacional dos clubes da Copa do Nordeste
Disputam a Série A
Sport, Bahia, Ceará e Fortaleza
Disputam a Série B
Náutico, CRB, CSA, Confiança e Vitória
Disputam a Série C
Santa Cruz, Botafogo-PB e Imperatriz
Disputam a Série D
ABC, América-RN, River e Freipaulistano