O campeonato em questão foi 16º Estadual disputado e acabou vencido pelo hoje extinto Torre, que conquistou seu bicampeonato, por liderar a competição. Na ocasião, a fórmula do certame previa a disputa de dois turnos com oito times cada. Devido à agitação e a animosidade instalada durante o período revolucionário, a Liga Pernambucana de Desportos Terrestres, organizadora do evento, suspendeu a disputa quando ainda faltavam 20 jogos a serem realizados. O último embate do Pernambucano de 1930 foi jogado entre Sport e Torre, no campo da Avenida Malaquias, e vencido pelos visitantes.
Já a última vez que o Campeonato Pernambucano foi suspenso aconteceu em 1943. Apesar de ser o período em que era travada a Segunda Guerra Mundial, a finalização do certame nada teve a ver com o confronto, mas sim por disputas políticas no futebol local. Campeão do primeiro turno, o Náutico rompeu com a Federação e acabou pedindo sua desfiliação. Segundo colocado, o Sport herdou a taça e foi declarado campeão antes do final do segundo turno, quando dividia a liderança da tabela com o América.
Em 2020, o certame foi paralisado devido à pandemia do Coronavírus. A interrupção foi oficializada na última terça-feira pela Federação Pernambucana de Futebol, seguindo orientações da Fifa. Até o momento, já foram disputadas as oito primeiras rodadas da primeira fase. A última rodada da etapa ainda não tem data prevista para ocorrer. Originalmente, as partidas estavam agendadas para o próximo dia 25.
Serão cinco confrontos, definindo todas as quatro vagas nas quartas de final e duas vagas restantes no quadrangular do rebaixamento. Santa Cruz e Salgueiro já estão nas semifinais, enquanto Decisão e Vitória terão que lutar contra a queda.
Os jogos que restam são: Salgueiro x Náutico, Decisão x Central, Retrô x Petrolina, Afogados x Vitória e Sport x Santa Cruz. Com Náutico e Sport diretamente envolvidos buscando evitar a eliminação precoce da briga pelo título.