Com a vida praticamente resolvida na primeira fase do Campeonato Pernambucano, a situação do Santa Cruz é um privilégio. Isso porque o clube é o único muito bem encaminhado na competição, precisando apenas de um empate para garantir a liderança ou até mesmo, caso perca os dois jogos restantes - a Cobra Coral segue invicta após sete partidas-, precisa que o Salgueiro tenha um tropeço.
Na vice-liderança com 13 pontos, o Carcará possui quatro a mais que o Central, 7º colocado, mas tem vaga assegurada nas quartas de final por causa dos confrontos diretos entre os times que poderiam alcançá-lo. Junto a Patativa, aliás, Sport, Náutico, Afogados e Retrô, todos eles inseridos em uma diferença de dois pontos, prometem uma briga jogo a jogo pelas vagas no mata-mata, onde um vai sobrar. Nos cruzamentos, o 3º enfrenta o 6º, enquanto o 4º pega o 5º.
Abaixo das equipe citadas aparece o Petrolina com seis pontos e uma tabela difícil: recebe o Leão e visita o Retrô, em ordem, cuja tendência é terminar brigando contra o rebaixamento. Atrás da Fera Sertaneja, o Decisão, com quatro pontos, precisa de uma grande combinação de resultados para tentar ficar entre os seis melhores colocados, enquanto o Vitória-PE, com apenas dois dos 21 pontos disputados, não tem mais chances.
Para definir os dois rebaixados, aliás, os quatro últimos da primeira fase realizam um quadrangular de turno único, onde o 7º e 8 º têm o direito de realizar duas partidas como mandante. A primeira fase do Estadual, aliás, ainda, define, independente do mata-mata os três times que participam da Série D do ano que vem.
Confira a tabela clicando AQUI.