Dentro do Retrô FC Brasil, o discurso de fazer história permeia diretoria, comissão técnica e elenco. Prestes a estrear na elite pernambucana, a Fênix terá dois compromissos em terras baianas. O primeiro, na quarta-feira, será contra a equipe de transição do Bahia, que disputará o estadual. O jogo acontece no novo CT do clube, o Evaristo de Macedo, ou Cidade Tricolor, antes mesmo da inauguração, marcada para o sábado. Depois, na sexta-feira, o auriazul enfrenta o Bahia de Feira, em Feira de Santana.
Estes jogos serão terceiro e quarto compromissos da equipe principal do Retrô na pré-temporada. Antes, o time já enfrentou a Desportiva Perilima/PB, em dois jogos, um em Camaragibe e outro em Campina Grande, sendo uma vitória por 2 a 0 e um empate em 1 a 1. Agora, os jogos contra os times baianos servem de preparação tanto para para o Retrô, no Pernambucano, quanto para os tricolores no Campeonato Baiano.
O Tricolor de Aço joga o estadual com sua dita “Equipe de Transição”, comandada pelo pernambucano Dado Cavalcanti. A equipe mescla jogadores formados pelo clube, reservas e Sub-23. Faz parte do elenco, por exemplo, o ex-meia do Santa Cruz Arthur Rezende. A preparação do time foi movida neste domingo para o novo CT, localizado na cidade de Dias D’Ávila, na Grande Salvador. A equipe principal começa a usar as novas instalações na segunda, na reapresentação. No CT tratado pelo Bahia como o maior do Norte-Nordeste, o jogo contra o Retrô acontece no dia 8, às 15h30.
O Bahia de Feira, rival dos camaragibenses dois dias depois, foi campeão baiano em 2011. O jogo acontecerá no estádio Tremendão, em Feira de Santana, às 19h30 do dia 10. Com situação bem mais modesta que o homônimo da capital, o Bahia de Feira é um forte intermediário do Campeonato Baiano e tem, em seu elenco, nomes com passagens em Pernambuco, como o lateral direito Walber, ex-Náutico e Santa Cruz.
O Retrô estreia no Pernambucano no dia 19, quando enfrenta o Central, no Lacerdão. Até lá, ainda não existem outros amistosos previstos.