Pernambucano ficará de fora de mais um torneio de futebol de porte internacional. Sede da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014, a Arena de Pernambuco parece ter perdido o prestígio para receber outros torneios envolvendo seleções. Depois se ser preterida da Copa América, recentemente encerrada no Brasil, a “bola fora” desta vez foi em relação à Copa do Mundo Sub-17, a ser realizada ainda este ano em nosso país.
A Arena de Pernambuco entrou na disputa para ser uma das sedes desde março. Na época, segundo apuração do Superesportes, as chances eram grandes, justamente pelo estádio estar sendo subutilizado e não estar recebendo jogos das Séries A e B. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, chegou a ir para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, para tratar do assunto.
Foram quatro sedes escolhidas pelo Fifa para receber os jogos: Estádio Bezerrão (Brasília), Estádio Olímpico (Goiânia), Estádio da Serrinha (Goiânia) e Estádio Kleber Andrade (Cariacica).
Segundo o site da Fifa, as escolhas das sedes (descentralizadas dos estádios mais comuns do país), cumpre um desejo da entidade de levar a competição para cidades que nunca haviam desfrutados de uma competição deste porte.
A partida de estreia da competição será no dia 26 de outubro, no estádio Bezerrão. Já a final será no dia 17 de novembro, também no Bezerrão.
Os países classificados para o Mundial são: Brasil, Austrália, Japão, Coreia do Sul e
Tajiquistão, Angola, Camarões, Nigéria, Senegal, Canadá, Estados Unidos, Haiti, México, Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Ilhas Salomão, Nova Zelândia, Espanha, França, Hungria, Itália e Holanda.
O torneio
Copa do Mundo Sub-17 no Brasil será a 18ª do torneio. O Brasil conquistou três títulos: 1997 (Egito), 1999 (Nova Zelândia) e 2003 (Finlândia). A competição será disputada por 24 países. São seis grupos de quatro equipes, nos quais se classificam os dois primeiros colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros lugares. Daí em diante a competição entra no sistema eliminatório até conhecer seu campeão.
Arena de Pernambuco nas Copa das Confederações 2013
Espanha 2 x 1 Uruguai (Público: 41.705)
Itália 4 x 3 Japão (Público: 40.489)
Uruguai 8 x 0 Taiti (Público: 22.047)
Arena de Pernambuco na Copa do Mundo 2014
Costa do Marfim 2 x 1 Japão (Público: 40.267)
Costa Rica 1 x 0 Itália (Público: 40.285)
Croácia 1 x 3 México (Público: 41.212)
Alemanha 1 x 0 Estados Unidos (Público:41.876)
Costa Rica 1 (5) x (3) 1 Grécia (Público: 41.242)