Pernambuco poderá ser sede mais uma vez de uma Copa do Mundo de futebol. Depois receber três partidas da Copa das Confederações em 2013 e cinco partidas do mundial de 2014, a Arena de Pernambuco tenta agora receber a Copa do Mundo sub-17. A edição de 2019 estava programada para acontecer no Peru, mas devido a problemas na organização a FIFA optou por buscar uma nova sede, sendo o Brasil o país escolhido.
“Já nos habilitamos para sermos sede. Estou aqui na CBF, no Rio de Janeiro, tratando já disso”, explicou rapidamente ao Superesportes o presidente da Federação Pernambucano de Futebol (FPF), Evandro Carvalho. “Estamos atentos a todos os requisitos da Fifa. Já sediamos uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo. Então seria preciso só renovar essas coisas”, revelou.
O interesse também foi confirmado pelo diretor da Arena de Pernambuco, Kléber Borges. "Temos total interesse em ser sede do Mundial. Inclusive temos uma visita técnica agendada para o começo de abril na CBF para conhecermos o caderno de encargos para ser cidade-sede do torneio".
Por causa do curto período para organizar a competição, a CBF já pediu que o início da mesma seja adiada por algumas semanas e comece apenas no fim de outubro. E, para que o Brasil possa abrigá-la com sucesso, a entidade solicitou à Fifa que sejam utilizados apenas estádios que não estarão sendo usados na disputa do Campeonato Brasileiro deste ano. Por essa questão, já que a Arena de Pernambuco está sendo subutilizada pelas clubes de do estado, depois que o Náutico voltou para os Aflitos e esporadicamente Sport e Santa Cruz mandam seus jogos em São Lourenço da Mata, a chance do torneio acontecer em Pernambuco é grande.
O torneio
Copa do Mundo Sub-17 no Brasil será a 18ª do torneio. O Brasil conquistou três títulos: 1997 (Egito), 1999 (Nova Zelândia) e 2003 (Finlândia). A competição será disputada por 24 países. São seis grupos de quatro equipes, nos quais se classificam os dois primeiros colocados de cada chave, além dos quatro melhores terceiros lugares. Daí em diante a competição entra no sistema eliminatório até conhecer seu campeão.
A Seleção Brasileira Sub-17 está no Peru para a disputa do Sul-Americano da categoria, que tem início amanhã vai até e 14 de abril, dando quatro vagas para a Copa do Mundo Sub-17. O Brasil, como país sede do Mundial, já está garantido na disputa
Arena de Pernambuco nas Copa das Confederações 2013
Espanha 2 x 1 Uruguai (Público: 41.705)
Itália 4 x 3 Japão (Público: 40.489)
Uruguai 8 x 0 Taiti (Público: 22.047)
Arena de Pernambuco na Copa do Mundo 2014
Costa do Marfim 2 x 1 Japão (Público: 40.267)
Costa Rica 1 x 0 Itália (Público: 40.285)
Croácia 1 x 3 México (Público: 41.212)
Alemanha 1 x 0 Estados Unidos (Público:41.876)
Costa Rica 1 (5) x (3) 1 Grécia (Público: 41.242)