Após ser indiciado por corrupção, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, foi suspenso por 90 dias pelo Comitê de Ética da Fifa, nesta sexta-feira. A notícia surpreendeu até mesmo o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, que manifestou soliedariedade a Marco Polo Del Nero.
Segundo Evandro, nenhum movimento contrário ao presidente da CBF deve ser realizado, já que essa decisão é injustificável e trata-se de uma manobra política da Fifa com o intuito de interferir no processo eleitoral da CBF. "Pernambuco mantém um alinhamento e sua integral participação junto ao presidente Marco Polo Del Nero", disse o presidente da FPF.
Entenda o caso
A Fifa abriu o processo contra Del Nero por corrupção ainda em 2015. Apesar disso, o presidente da CBF insistiu em se manter no cargo da entidade que comanda o futebol nacional. Para evitar a sua prisão, optou por não sair do Brasil, desde que o escândalo da Fifa estourou e provocou a prisão de uma série de dirigentes de peso, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF, que está sendo julgado nos Estados Unidos.
Com a decisão, cabe agora a Fifa avaliar nos próximos meses se suspende Del Nero de forma definitiva ou lhe aplica uma multa. O presidente da CBF ainda pode recorrer à Corte Arbitral do Esporte. Mas para se defender, terá que viajar para a Suíça, o que implicaria em sua prisão e eventural extradição aos Estados Unidos.