Futebol Nacional

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Presidente da FPF diz que fórmula do PE2015 terá que ser revista com novo calendário

Evandro Carvalho ainda não sabe como ficará o estadual do ano que vem

postado em 06/08/2014 20:36 / atualizado em 06/08/2014 22:33

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Roberto Ramos/DP/D.A Press

“De volta à estaca zero”. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, foi claro e direto ao comentar sobre o impacto do novo calendário do futebol brasileiro para 2015, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na tarde desta quarta-feira. Segundo ele, uma nova fórmula terá que ser desenvolvida para o Pernambucano. A fórmula de disputa anterior, na qual a competição iniciava em dezembro, não poderá mais ser utilizada, já que, de acordo com a determinação da CBF, os estaduais terão que começar somente em fevereiro.

Evandro Carvalho já vinha discutindo na FPF uma mudança na fórmula do Pernambucano, por conta da não classificação do Santa Cruz para a Copa do Nordeste, o que, pela forma anterior, o obrigaria a disputar a primeira fase do Estadual, em dezembro. Mas com a divulgação do calendário, tudo vai mudar. “A gente estava esperando essa divulgação do calendário para definir isso. Já tínhamos uma ideia, mas com essa determinação agora, vai mudar tudo. Vamos ter que começar do zero”, afirmou o dirigente.

O temor de Evandro Carvalho é pelos clubes intermediários, que disputam essa fase preliminar do Pernambucano. Pela definição da CBF, nenhum estadual pode começar antes de fevereiro. Essas equipes, então, ficariam mais um período do ano sem jogar. Além disso, os estaduais do Nordeste são mais curtos que os demais, por conta do Nordestão: em vez de 19 datas, apenas 12.

Evandro revelou que vai consultar a CBF sobre o caso dos intermediários. Por enquanto, no entanto, vai esperar. “Foi uma mudança muito radical. Acho que essa questão dos intermediários tem que ser vista. Vamos consultar ainda, mas é consenso entre os presidentes de federações que o momento é de deixar a poeira baixar. A partir de segunda-feira vamos discutir como vamos organizar esse Pernambucano”, explicou o dirigente.