Minha Conta:

Esqueceu a senha?
  • (0) Comentários
  • Votação:

Refeno 2012

O favorito chegou

Vencedor das duas últimas edições da Refeno, o trimarã Ave Rara é novamente o favorito para a regata deste ano

Daniel Leal - Diario de Pernambuco

Publicação:

11/10/2012 09:29

 

Atualização:

11/10/2012 14:40

Tripulação do Ave Rara não acredita em recorde da prova por conta dos ventos fracos (Daniel Leal/DP/D.A Press)
Tripulação do Ave Rara não acredita em recorde da prova por conta dos ventos fracos
Maior favorito a faturar a o troféu Fita Azul da 24ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha, o trimarã Ave Rara chegou ontem ao Cabanga Iate Clube. Tricampeão da regata (2004, 2010 e 2011), o veleiro pernambucano comandando por Gustavo Ribeiro Peixoto, o Guga, terá como principal oponente o carioca Zing2, comandando por Eduardo Penido, que conta com o campeão olímpico Lars Grael como um dos tripulantes. Apesar do favoritismo, o barco não deverá bater o seu recorde de 22 horas e 45 minutos, de 2011. Os ventos fracos são o maior entrave para que o tempo seja diminuído. A projeção é de chegar ao arquipélago em aproximadamente 24 horas.

O Ave Rara disputa a Refeno desde 1998. São 14 participações, sempre com títulos da classe multicasco C – a exceção foi 2007, quando obteve o vice. Para a 15ª participação seguida, o barco foi reforçado com uma nova vela de proa que deixa a embarcação 200 quilos mais leve. “Quanto menos peso, maior velocidade”, reforça Guga, que comandará um dos barcos mais leves da regata, com cerca de 1.200 quilos. Apesar do insistentes convites da organização, o recordista da prova, o catamarã Adrenalina Pura, não participará este ano da regata. A embarcação conseguiu, em 2007, chegar em Noronha com o tempo de 14 horas e 34 minutos.

ASSISTA AO VÍDEO

“Infelizmente, nós dificilmente conseguiremos bater até mesmo o nosso próprio recorde este ano. O fato de a organização ter adiado a regata em dois meses deixa os ventos mais brandos e isso nos prejudica muito”, lamentou Guga. De acordo com o diretor da Refeno, Marcos Medeiros, a medida foi para preservar os competidores, oferecendo mais segurança. “A competição acontece desde 1989 e o tempo mudou, o regime dos ventos mudaram e, consequentemente isso mexe com o mar e ondas. Para sair desse pedaço crítico de tempo e facilitar para todo mundo, resolvemos alterar a data para outubro agora”, justificou.

Oponentes


Além de Guga, o Ave Rara terá outros quatro tripulantes: Garet Moura Filho, Georg Andrade Lima, Luiz José Maranhão Neto e Vicente Gallo. Além do Zing2, os tripulantes do Ave Rara apontaram outros fortes oponentes na disputa para chegar primeiro em Noronha. “Tem o Trimarã 14 Bis, o Fandangos… todos com um pessoal bem experiente. Além deles, pode vir alguma surpresa, sempre acontece. O importante é a gente fazer o nosso melhor. Vamos pensar primeiro em nós”, afirmou Vicente Gallo.

 

 

Comentar notícia

Verificando informações

Esta matéria tem:

(0) comentário(s)

Não existem comentários ainda


Blogs e Colunas