05/10/2012 12:10
05/10/2012 14:23
ARRIBAR: quando o leme é puxado
BARLAVENTO: direção de onde vem o vento
BOLINA: quilha movél / permite que o barco navegue contra o vento
BOMBORDO: lado esquerdo ("lado do coração, bomba do corpo", facilita Marcos)
BORESTE: lado direito
BUJA: vela da frente (genoa) menor
CABO: toda corda
CAÇAR A BOLINA: levantar a parte móvel embaixo do barco (quilha móvel) em locais rasos para que não bata no fundo
CAÇAR A ESTEIRA: esticar parte inferior da vela grande
CATAMARÃ: barco de dois cascos
CATRACA: dispositivo mecânico ou elétrico usado para aumentar a capacidade de puxar um cabo
COCKPIT: espaço na parte de trás da embarcação onde se localizam os comandos
GAIUTA: janelas da lateral do barco
GARLINDÉU: junção que une a retranca ao mastro
GENOA: vela da frente, usada na proa
GUARDA MANCEBO: "cerca" de cabos de aço que fica ao redor do barco
LEME: dá direção ao barco
MASTRO: suporta a vela e a retranca (= motor de um veleiro)
MONOCASCO: barco de um casco
MULTICASCO: barco de dois ou mais cascos
ORÇAR: navegar contra o vento (quando o leme é empurrado)
POPA: traseira do barco
PROA: frente do barco
QUILHA: peso sob forma de barbatana fixado embaixo do casco que estabiliza a embarcação
RETRANCA: barra presa ao mastro onde fica a vela
RIZO: sistema de redução da área vélica quando o vento está muito forte
SOTAVENTO: direção para onde vai o vento (vento favorável)
SPINNAKER / BALÃO: maior vela que o barco tem, usada quando o vento está favorável
STOP: dispositivo que prende os cabos
TIMÃO / RODA DE LEME: direção
TORMENTIM: vela muito pequena usada em maus tempos
TRIMARÃ: barco de três cascos
VELA GRANDE / MESTRA: vela principal montada no mastro maior
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