O campo de futebol dos Aflitos existe desde 1917. Sob propriedade da Liga Pernambucana, o campo pelado foi palco dos 30 jogos do Estadual daquele ano, ganho pelo Sport. Em 1918, ao custo de 250 mil réis, o Náutico arrendou o local por um período inicial de quatro anos. Em seguida, adquiriu o terreno. Esta é a pré-história. É que, para o alvirrubro, a história do Estádio dos Aflitos começa a ser contada apenas a partir de 1939. Quando foram inaugurados os três primeiros degraus de arquibancada. De cara, um clássico com o rival Sport. E logo valendo a decisão do 1º turno do Pernambucano.
25 de junho. Náutico e Sport se enfrentam no novo estádio dos Aflitos. Com 10 pontos ganhos, frutos das cinco vitórias e duas derrotas, o alvirrubro precisava apenas de um empate para conquistar o primeiro turno do Estadual. O rubro-negro, com seus sete pontos, tinha que vencer o rival e ainda bater o Tramways em partida subsequente ao clássico. Na primeira vez em que haviam se encontrado na competição, o Náutico vencera por 4 a 3 na Ilha do Retiro.
Assim que Palmeira, árbitro do histórico encontro, soou o apito inicial, os alvirrubros não tomaram conhecimento dos rivais rubro-negros. Em uma tarde inspirada e contando com gols de Wilson (2), Fernando Carvalheira, Bermudes e Celso, o Náutico atropelou o Sport, goleando por 5 a 2. "Sob o ponte de vista technico o jogo de domingo também se salientou como uma grande partida - inaugurado o campo dos Aflitos que é hoje um dos melhores da cidade", contou o Diario de Pernambuco, em sua edição de 27 de junho de 1939.
Na inauguração do estádio dos Aflitos, a festa foi dupla. Pela nova casa. E pelo título do primeiro turno. Ao final daquele campeonato, o Náutico viria a se consagrar campeão estadual. O segundo Pernambucano de sua história.
Ficha do jogoNáutico 5 a 2 SportNáuticoDjalma; Clélio e Célio Araraquara; Guilherme, Ary Silveira e Alencar; Emygdio Carvalheira; Bermudes, Fernando Carvalheira, Wilson Rego e Celso.
Sport Epaminodas; Mulatinho e Comasco; Omar, Del Poppolo e Gelsomino; Navamuel, Pitota, Caio Mário, Magri e Djalma.
Data: 25/06/1939.
Local: Estádio dos Aflitos.
Árbitro: Palmeira. Gols: Wilson (2), Fernando Carvalheira, Bermudes e Celso (N); Magri (2, S).