Em nota divulgada no último domingo, o Comitê Olímpico do Canadá - COC anunciou que não enviará atletas para competir nas Olimpíadas de Tóquio 2020, marcadas para iniciar no dia 24 de julho. A decisão foi tomada em comum acordo com o Comitê Paralímpico do país, que também adere ao movimento de resguardar os atletas, em meio à pandemia de Covid-19 que afetou todos os espertes ao redor do planeta.
O COC solicitou ainda ao Comitê Olímpico Internacional o pedido de adiamento dos jogos por um ano, endossando a ação formalizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro na última sexta-feira.
Confira a Nota na íntegra
TORONTO (22 de março de 2020) - O Comitê Olímpico Canadense (COC) e o Comitê Paralímpico do Canadá (CPC), apoiados pelas Comissões de Atletas, pelas Organizações Nacionais de Esportes e pelo Governo do Canadá, tomaram a difícil decisão de não enviar equipes canadenses para Jogos Olímpicos e Paralímpicos no verão de 2020.
O COC e o CPC apelam urgentemente ao Comitê Olímpico Internacional (COI), ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) para adiar os Jogos por um ano e oferecemos todo o nosso apoio para ajudar a navegar por todo o mundo. complexidades que o reagendamento dos Jogos trará. Embora reconheçamos as complexidades inerentes ao adiamento, nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossos atletas e da comunidade mundial.
Não se trata apenas da saúde do atleta - é da saúde pública. Com o COVID-19 e os riscos associados, não é seguro para nossos atletas, a saúde e a segurança de suas famílias e da comunidade canadense em geral para os atletas continuarem treinando para esses Jogos. De fato, isso contraria os conselhos de saúde pública que instamos todos os canadenses a seguir.
O COC e o CPC revisaram a carta e o comunicado de imprensa enviados domingo pelo COI. Agradecemos ao COI por sua garantia de que não cancelará os Jogos de Tóquio 2020 e agradecemos por entender a importância de acelerar sua tomada de decisões em relação a um possível adiamento.
Também aplaudimos o COI por reconhecer que proteger a saúde e o bem-estar das nações e conter o vírus deve ser nossa principal preocupação. Estamos no meio de uma crise global de saúde que é muito mais significativa que o esporte.
O COC e o CPC gostariam de agradecer aos nossos atletas, parceiros e à comunidade esportiva canadense por sua paciência e por nos emprestar suas vozes durante esses tempos sem precedentes. Continuamos esperançosos de que o COI e o IPC concordem com a decisão de adiar os Jogos como parte de nossa responsabilidade coletiva de proteger nossas comunidades e trabalhar para conter a propagação do vírus.