postado em 12/07/2014 13:06
/ atualizado em 12/07/2014 15:01
Cassio Zirpoli Enviado especial
Rio de Janeiro - O palco especial para os campeões mundiais de 2014 já está pronto. Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, a entrega da Taça Fifa será bem no meio da arquibancada do Maracanã. Uma tribuna de honra foi adaptada logo abaixo das cabines de transmissão de televisão. É a quinta vez que isso acontece no Mundial nos últimos trinta anos. Foi assim em 1986, 1994, 1998 e 2010, quando Casillas recebeu a taça no Soccer City. Já em 1990, 2002 e 2006, a troféu dourado foi entregue num palco armado dentro do campo.
Neste sábado, o local recebia os últimos retoques para a finalíssima de domingo. Não só o palco como todo o estádio. Internamente, outras mudanças eram visíveis, como os três bonecos gigantes (dois ainda cobertos) que farão parte da cerimônia de encerramento da Copa do Mundo. Neste sábado, a Fifa liberou o acesso da imprensa a beira do gramado durante dez minutos. O Superesportes estava presente e foi possível ver também duas enormes bolas Brazucas - já com a versão especial da final, com detalhes nas cores amarela e verde -, além das bandeiras dos países finalistas, Alemanha e Argentina.
Enquanto isso, o campo vinha recebendo retoques finais, com o uso de várias máquinas de iluminação artificial - até porque o tempo no Rio vem fechado há alguns dias, sem tanta intensidade na luz solar. Nas barras, as redes já estavam presentes, mas sem as armações. Apesar de desligado durante a breve passagem, o sistema de irrigação vem sendo ligado de forma regular no campo. Por fim, no escanteio era clara a consequência no piso por causa dos seis jogos no torneio e dos treinos nos dias anteriores. Já com sinais de desgaste.
Não por acaso, as seleções de Messi e Müller foram "impedidas" de treinar no estádio, no sábado, tendo que se deslocar até o estádio de São Januário. Cuidados no gramado à parte, o grande palco para uma dessas equipes já está finalizado, à espera da taça dourada erguida para o céu.