Duzentos e setenta e cinco dias depois de terem seu rebaixamento à Série B confirmado, Sport e Vitória se reencontrarão pela última vez em 2019 com situações completamente opostas. Se ambos os times iniciaram o ano como favoritos ao retorno para a Primeira Divisão, apenas o Leão pernambucano confirmou o prognóstico, enquanto o Rubro-negro baiano corre para fugir de um novo rebaixamento, o segundo em dois anos.
Se a 38ª rodada do Brasileirão de 2018, disputada no dia 2 de dezembro, selou o destino de ambas as equipes, a forma como aconteceram os jogos seriam o presságio do que viria no ano seguinte. O Sport conseguiu vencer o Santos, por 2 a 1, na Ilha do Retiro, dando um alento à torcida após a campanha ruim que culminou com a queda. Já o Vitória, se despediu de maneira melancólica ao ser derrotado pelo Palmeiras na sua última participação na elite nacional.
Ao começar o ano, os caminhos se tornaram claramente separados já com o início dos Estaduais. Enquanto o Sport se classificou de maneira tranquila na fase de grupos e avançou até conquistar o título, o Leão da Barra foi surpreendido e caiu ainda na fase de grupos do Baianão, além de fazer campanha pífia na Copa do Nordeste, onde foi eliminado sem vencer nenhuma partida.
Na Série B, logo os objetivos se tornaram claros. Os pernambucanos tiveram um começo lento, mas logo engrenaram e entraram na briga pelas primeiras posições. Os rubro-negros baianos viram nas primeiras partidas a dura realidade a ser enfrentada em 2019 com quatro derrotas nos cinco primeiros jogos. Os dois times se enfrentaram na 7ª rodada, em confronto ocorrido na Ilha do Retiro, pouco antes da pausa para a Copa América e o Sport venceu por 3 a 1. Na ocasião, Charles e Guilherme (duas vezes) marcaram para os donos da casa.
Atualmente, ambos os times se encontram em situações diametralmente opostas na tabela. O Sport é o terceiro colocado, com 44 pontos, atrás apenas de Bragantino e Atlético-GO. Por sua vez, o Vitória ocupa a 18ª posição, com 25 pontos conquistados, à frente de Figueirense e São Bento. Se o time baiano não vence e não marca gols desde o dia 3 de setembro, o Rubro-negro pernambucano está em busca da sua terceira vitória consecutiva e somou 13 pontos nas últimas seis partidas.
Quanto ao time, o Sport poderá ter até duas alterações na zaga em relação ao time que jogou diante do Operário-PR. Com Éder suspenso após ter sido expulso no jogo contra o Fantasma, o Leão tem a possibilidade de não contar também com Rafael Thyere, que sentiu dores nas costas e desfalcou o Rubro-negro nos últimos dois treinos antes do jogo. Com isso, a dupla titular pode ser formada por Adryelson, que voltaria para a equipe após ser sacado e a entrada de Cleberson. Esta dupla seria inédita na defesa do time pernambucano.
Como vem o Vitória
A fase do Rubro-negro baiano não é boa. Fugindo do rebaixamento desde as primeiras rodadas, o Leão da Barra apostou suas fichas na contratação do técnico Geninho para fugir do Z4 da Série. O treinador de 71 anos é o quinto técnico do Vitória na temporada. Antes dele, passaram pelo clube Marcelo Chamusca, Cláudio Tencati, Osmar Loss e Carlos Amadeu.
A partida ocorrerá na Arena Fonte Nova como parte do acordo entre o Vitória e o consórcio que gere o estádio. As partes assinaram por três temporadas, o que afastará o Leão do Barradão. Assim, a tradicional casa do time deve ser utilizada apenas em jogos considerados menores, como o confronto diante do Oeste, no próximo dia 8.
Além disso, algo incomum aconteceu na semana do clube baiano. Após ser derrotado pelo Bragantino e se afundar novamente na Zona de Rebaixamento, o Vitória foi recebido com protestos pela torcida, o que motivou o elenco não conceder entrevistas coletivas após os treinamentos.
Ficha do Jogo
Vitória
Martín Rodríguez; Van, Diney, Ramon e Capa; Baraka (Felipe Garcia), Lucas Cândido e Felipe Gedoz; Wesley, Chiquinho e Caicedo (Anselmo Ramon). Técnico: Geninho.
Sport
Mailson; Norberto, Rafael Thyere (Cleberson), Adryelson e Sander; Willian Farias, Charles e Leandrinho; Yan, Guilherme e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data e Horário: 03 de outubro, às 21h30
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Frederico Soares Vilarinho (MG)