Atlético

MUNDIAL DE CLUBES

Atlético vence Guangzhou, fica com o 3º lugar e minimiza tristeza alvinegra

Jogo marcou a despedida do técnico Cuca do Galo e o encerramento da temporada 2013

postado em 21/12/2013 16:24 / atualizado em 21/12/2013 21:47

Alexandre Guzanshe / EM / DAPress

Rodrigo Fonseca

Enviado especial ao Marrocos

Dos males, o menor. O Atlético venceu o Guangzhou neste sábado por 3 a 2, em Marrakesh, e ficou com o terceiro lugar do Mundial de Clubes 2013. O jogo foi difícil e o gol da vitória saiu apenas nos acréscimos do segundo tempo, com o atacante Luan.

O Galo encerra a temporada 2013. A comemorar o título da Copa Libertadores. A lamentar, a eliminação na semifinal, no Marrocos, do Mundial. O técnico Cuca se despede, após acerto com o Shandong Luneng, da China. Paulo Autuori já observou o torneio para assumir o clube em 2014.

Assista aos lances da vitória do Galo sobre o Guangzhou



Primeiro tempo

Logo nos primeiros minutos, o Galo saiu na frente. Marcos Rocha fez bom cruzamento da direita e encontrou Diego Tardelli na área. O camisa 9 completou para o gol chinês.

O início da partida indicou que o jogo poderia se tornar bem fácil para o Galo. Não foi o que aconteceu. O Guangzhou se mostrou efetivo para aproveitar da desatenção defensiva alvinegra.

Muriqui empatou aos 8 minutos. O atacante, ex-Atlético, aproveitou um lance que começou com boa finalização de Elkesson e rendeu dois rebotes na área do Galo.

O Atlético respondeu com lance semelhante do seu primeiro gol. Marcos Rocha cruzou. Jô finalizou, mas o goleiro adversário conseguiu defender.

A virada aconteceu aos 18 minutos. Conca converteu pênalti cometido por Lucas Cândido. O Guangzhou ainda assustou a defesa do Atlético com finalizações perigosas de Elkesson (no travessão) e Conca.

O alento, antes do intervalo, veio em cobrança de falta. Ronaldinho mostrou que a pontaria está mesmo calibrada e empatou.

Alexandre Guzanshe / EM / DAPress
Segundo tempo

Após um início equilibrado, o Guangzhou teve boas chances de marcar. A defesa não se portava bem, mas o ataque chinês também não aproveitou três oportunidades.

O Galo também teve oportunidade de marcar, com Réver, de cabeça. Bateu na trave, após cobrança de escanteio.

Cuca optou por mudar o estilo do sistema ofensivo com a entrada de Luan no lugar de Jô. O velocista deu boa dinâmica ao ataque. Aos 23 minutos, ele roubou uma bola na direita e cruzou. Fernandinho bateu e a defesa deu rebote. Ronaldinho quase marcou. Xiaoting salvou os chineses.

O Guangzhou também chegou perto de marcar. Após batida de cruzamento, Junior César desviou e quase marcou contra. Victor salvou o Galo.

Aos 46 minutos, Ronaldinho se envolveu em dividida ríspida com Xuri e acabou levando o cartão vermelho. O camisa 10 saiu e os torcedores o aplaudiram de pé. Logo depois, vaiaram o árbitro Alireza Faghani.

Nos acréscimos, quando a disputa parecia se encaminhar para os pênaltis, o Atlético fez o gol da vitória. Luan avançou em contra-ataque pela direita e, cara a cara com Li Shuai, não desperdiçou. O velocista bateu no canto do gol chinês e garantiu o terceiro lugar do Mundial para o Galo.

Atlético 3 x 2 Guangzhou Evergrande

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Lucas Cândido (Junior César); Pierre, Josué (Leandro Donizete), Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho; Jô (Luan) - Técnico: Cuca

Guangzhou
Li Shuai; Zhang Linpeng, Feng Xiaoting, Kim Younggwon, Sun Xiang (Rong Hao); Zheng Zhi (Zhao Xuri), Huang Bowen, Gao Lin e Dario Conca; Muriqui e Elkeson (Feng Junyan) - Técnico: Marcello Lippi

Gols: Tardelli (2min/1ºT), Muriqui (8min/1ºT), Conca (18min/1ºT), Ronaldinho (45min/1ºT) e Luan (47min/2ºT)
Cartões amarelos: Lucas Cândido (ATL), Xiang (GUA)
Cartão vermelho: Ronaldinho (ATL)

Motivo: disputa do terceiro lugar no Mundial de Clubes
Estádio: Marrakesh Stadium, às 14h30 (de Brasília)
Árbitro: Alireza Faghani (IRN)

Tags: mundialdeclubes atletico guangzhou terceiro lugar marrocos