Campeã de forma invicta e incontestável, a Alemanha somou 19 dos 21 pontos disputados nesta Copa do Mundo. A equipe comandada por Joachim Löw se classificou na liderança do Grupo G com duas vitórias e um empate. No mata-mata houve 100% de aproveitamento. O escrete germânico goleou Portugal na estreia (4 a 0), empatou na segunda rodada diante de Gana (2 a 2) e bateu os Estados Unidos no encerramento das chaves. Na fase eliminatória, venceu Argélia (2 a 1), França (1 a 0), Brasil (7 a 1) e Argentina (1 a 0). O equilíbrio entre ataque e defesa predominou no grupo alemão. Foram 18 gols marcados e apenas quatro sofridos (Role para baixo e veja o ranking das 32 seleções na Copa).
A Argentina, por sua vez, escreveu o vice-campeonato no Mundial vencendo por placares magros tanto na fase de grupos quanto no mata-mata. A caminhada dos "hermanos" na competição registrou vitórias sobre Bósnia, Irã, Nigéria, Suíça e Bélgica; empate com a Holanda (vitória nos pênaltis) e a derrota para a Alemanha, justamente a da decisão no Maracanã. Eleito o craque da Copa, Lionel Messi marcou quatro dos oito gols e contribuiu com uma assistência. Ángel Di María, Gonzalo Higuaín, Marcos Rojo e Kolasinac (zagueiro da Bósnia que marcou contra na estreia) completam a lista.
Curiosamente, a terceira colocada Holanda somou mais pontos que a Argentina: 17 a 16. A Laranja passou da primeira fase com 100% de aproveitamento, triunfando sobre Espanha (5 a 1), Austrália (3 a 2) e Chile (2 a 0). Nas oitavas, a equipe de Louis Van Gaal venceu o México, por 2 a 1. Depois, houve empates sem gols contra Costa Rica (vitória nos pênaltis) e Argentina (derrota nos pênaltis). Na disputa pelo terceiro lugar, os holandeses atropelaram o Brasil: 3 a 0.
Apesar do quarto lugar, o Brasil somou apenas 11 pontos, um a menos que Colômbia e Bélgica, que foram eliminadas nas quartas de final com 12. As impiedosas goleadas sofridas para Alemanha (7 a 1) e Holanda (3 a 0) deixaram a equipe verde-amarela com a pior defesa da competição: 14 gols sofridos (média de dois por partida). A grande surpresa ficou por conta da Costa Rica. Candidata a saco de pancadas do grupo da morte, a equipe da América Central terminou o torneio sem perder um jogo sequer, com duas vitórias e três empates.
No lado de baixo da tabela, Austrália, Honduras e Camarões foram as únicas seleções que perderam todas as partidas na fase de grupos. Rússia, Gana, Inglaterra, Coreia do Sul, Irã e Japão entram na lista das nações que não conseguiram vencer, mas garantiram pelo menos um ou dois empates.
Confira a classificação completa da Copa do Mundo (Arte: Soraia Piva)