O Atlético estreia na maior competição de clubes organizada pela Fifa no dia 18 de dezembro, com adversário ainda indefinido. As possibilidades são o Raja Casablanca, dono da casa, Auckland City, campeão da Oceania e Monterrey, campeão da Concacaf. E o técnico Cuca terá força máxima na competição que é o sonho de todos os torcedores alvinegros.
Para chegar ao Mundial, o Atlético fez uma campanha memorável durante a Copa Libertadores. A primeira fase foi arrasadora: cinco vitórias e apenas uma derrota, classificando-se como melhor time dos oito grupos da competição. Nas oitavas, o adversário foi o São Paulo, batido com duas vitórias: 2 a 1 e 4 a 1.
A partir daí, o sofrimento bateu a porta do atleticano. Contra o Tijuana, nas quartas, dois empates: 2 a 2, fora de casa, com gol no último lance, e 1 a 1 em casa, com direito a defesa espetacular de pênalti do goleiro Victor. Na semifinal, o Newell's Old Boys foi a nova vítima. Depois de perder por 2 a 0 na Argentina, o Galo reverteu o placar e venceu por 3 a 2 nos pênaltis, com mais um milagre de Victor. Na final, o Olimpia foi o adversário, e os placares da semifinal se repetiram. Nos pênaltis, Galo 4 a 3 e o título da Libertadores.
O clube passou por problemas para chegar ao Mundial. Muitos jogadores, pela grande sequência de jogos na temporada, acabaram se lesionando, mas se recuperaram a tempo. O Atlético ainda conseguiu inscrever Fernandinho na competição, depois de travar batalha com a Fifa. O jogador caiu como uma luva no lugar de Bernard, vendido após a conquista épica.
Gênio alvinegroRonaldinho se lesionou em um treino durante o Campeonato Brasileiro e ficou ameaçado de perder o restante da competição nacional. Os mais pessimistas davam como certa a ausência do meia no Mundial, mas ele voltou. Na última rodada do Brasileirão, retornou aos gramados com dois gols e reascendeu a esperança da Massa na competição da Fifa.
Nome completo: Clube Atlético Mineiro
Apelido: Atlético, Galo
Presidente: Alexandre Kalil
Fundação: 25 de março de 1908 (105 anos)
Site: www.atletico.com.br/site/
Redes SociaisFacebook: www.facebook.com/atleticooficial
Twitter: www.twitter.com/sitedogalo
Principais títulos: Copa Libertadores (2013); Copa Conmebol (1992 e 1997); Campeonato Brasileiro (1971); Campeonato Brasileiro - Série B (2006); Copa dos Campeões Estaduais (1937); Copa dos Campeões do Brasil (1978) e Campeonato Mineiro (42 vezes)
Participação em Mundiais: Primeira vez
Principal destaque: Ronaldinho Gaúcho
Hino em áudio: www.youtube.com/watch?v=1H1Hp2qHBwk