Monterrey tenta subir mais um degrau e chegar à decisão do Mundial de Clubes
"Los Rayados" ficaram em quinto na primeira vez em que participaram da competição organizada pela Fifa. Um ano depois, os mexicanos terminaram em terceiro
O Monterrey chega ao Mundial de Clubes da Fifa pela terceira vez consecutiva. Este ano, no Marrocos, a equipe mexicana espera subir mais um degrau e avançar à decisão, que seria inédita. Os "Rayados", como são conhecidos no México, só saberão o adversário da estreia no dia 11 de dezembro, quando Raja Casablanca e Auckland City se enfrentam no playoff. No dia 14, os mexicanos iniciam a participação no torneio. Uma vitória nas quartas os coloca frente a frente ao Atlético, campeão da Copa Libertadores, no dia 18. Do provável duelo, será definido o segundo finalista da competição, pois a outra semifinal será um dia antes.
A primeira participação dos mexicanos, em 2011, foi tímida, e a equipe acabou eliminada logo na estreia, contra o Kashiwa Reysol, do Japão, na disputa de pênaltis. Depois, os mexicanos venceram o Espérance ST, da Tunísia, por 3 a 2, e ficaram com o quinto lugar. Na segunda vez em que jogou a competição, os "Rayados" estrearam com vitória sobre o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, por 3 a 1. Na semifinal, o poderoso Chelsea, da Inglaterra, cruzou o caminho do Monterrey, que acabou derrotado pelo mesmo placar (3 a 1). Restou à equipe lutar pelo terceiro lugar, que foi conquistado depois da vitória por 2 a 0 sobre o Al-Ahly, do Egito.
O Monterrey garantiu vaga no Mundial de Clubes graças ao terceiro título consecutivo da Liga dos Campeões da CONCACAF. Os mexicanos começaram a competição de forma arrasadora, com quatro vitórias em quatro partidas na primeira fase, marcando 15 gols e não sofrendo nenhum. Nas quartas de final, os "Rayados" eliminaram o Xelajú, da Guatemala, depois de vencer fora de casa por 3 a 1, e empatar em por 1 a 1 na volta. Na semifinal, o adversário foi o Los Angeles Galaxy. Desta vez, duas vitórias do Monterrey, por 2 a 1 no Estados Unidos, e 1 a 0 no Estádio Tecnológico. Na grande decisão, os Rayados enfrentaram o rival mexicano Santos Laguna. Depois de um empate sem gols fora, a equipe fez o dever de casa, goleou por 4 a 1 e levantou o tricampeonato. O atacante Aldo de Nigris foi escolhido o melhor jogador da competição.
Destaque da equipe
O chileno Humberto Andrés Suazo Pontivo, de 32 anos, chegou ao clube mexicano em 2007 e mostrou o faro de artilheiro que o consagrou no Audax Italiano e Colo Colo. O ex-atacante da Seleção Chilena, de apenas 1,72m, tem facilidade em marcar gols de cabeça. O camisa 26 do Monterrey já assinou diversas pinturas com a camisa dos "Rayados" e marcou mais de 100 gols pela equipe.
Nome completo: Club de Fútbol Monterrey Apelido: Los Rayados Presidente: José González Órnelas Fundação: 27 de junho de 1945 (68 anos) Site: www.rayados.com Redes Sociais Facebook: www.facebook.com/rayadosoficial Twitter: www.twitter.com/Rayados Principais títulos: Liga dos Campeões da CONCACAF (2010/11, 2011/12 e 2012/13); Recopa da CONCACAF (1993); Campeonato Mexicano (1986, Clausura 2003, Apertura 2009 e 2010); Copa do México (1992) e InterLiga do México (2010) Participação em mundiais: 2011 - 5º lugar; 2012 - 3º lugar Principal destaque: Humberto Suazo Hino em áudio: www.youtube.com/watch?v=FQbqGA9usFA