SPORT
Executivo exalta posição de vanguarda do Sport em "preterir" Copa do Brasil e justifica sub-20
De acordo com André Zanotta, todos os clubes da Série A apoiaram no ano passado o desejo do Leão em poder optar pelo torneio nacional ou a Copa Sul-Americana
postado em 05/04/2016 12:45 / atualizado em 05/04/2016 15:58
Daniel Leal /Diario de Pernambuco , João de Andrade Neto /Superesportes

Saiba mais
Com atenções divididas, comissão técnica escala dois times distintos e projeta o "Sport ideal" Pela Sul-Americana, Sport cumpre tabela na estreia da Copa do Brasil contra Aparecidense CBF divulga data das semis da Copa do Nordeste e adia Sport x Campinense para o dia 14 Costa-riquenho Rodney Wallace vê chance no Sport como a maior da carreira: "Grande clube"
Com a negativa, o Sport tomou uma decisão de "vanguarda" nesta temporada ao mandar um time misto, composto basicamente por atletas do sub-20 para o torneio nacional. A medida expôs a insatisfação rubro-negra e serviu como espécie de espelho a todos os demais clubes que passam por situação semelhante. Tanto que a posição de preterir a competição nacional em que foi campeão em 2008 para jogar a Sula acabou ganhando repercussão pelo país.
"Acredito que sim (foi uma decisão de vanguarda). Esse foi um dos motivos pelo qual levou o presidente a tomar essa decisão. Todos os clubes concordaram e entendem que deve poder optar. A Copa do Brasil é uma competição que o Sport valoriza muito, já foi campeão, mas por outro lado o Sport nunca foi campeão de uma competição internacional e tem a vontade de chegar mais longe na Sul-Americana. Esperamos que no próximo ano possamos optar entre uma e outra", afirmou o executivo de futebol, André Zanotta.
De acordo com o dirigente, essa possibilidade, inclusive, já foi levantada pela própria CBF em virtude de um pedido dos clubes. A intenção era que a alternativa já valesse para este ano, mas não foi bem como traçou o Leão e os demais times.
"A questão foi discutida no ano passado. Todos os clubes da Série A apoiaram ter a possibilidade de escolher entre uma competição ou outra, mas a resposta que tivemos dos diretores da CBF veio somente este ano. Eles disseram que vão colocar o caso para o jurídico para o próximo ano, pois já tinham realizado o sorteio (da Copa do Brasil). E nossa posição então foi de poupar o time, já temos quatro decisões chegando nos próximos jogos", afirmou André Zanotta.
Sobre "forçar" uma eventual eliminação rubro-negra (algo que seria antidesportivo), o executivo de futebol negou de forma veemente a possibilidade. "O Sport vai disputar a competição e, se for passando, é um risco, mas vamos sempre jogar para honrar o nome do Sport. E mais para a frente vamos ver como vai se desenrolar. Mas vamos disputá-la sempre jogando para vencer", despistou. "É uma boa oportunidade motivar esses meninos jogarem", concluiu.