Sport

Série B

Apesar da dificuldade, Sport vence Icasa-CE na estreia da Série B

Rubro-negro ganhou a partida pelo placar simples de 1 x 0. O volante Daniel Paulista foi autor do gol da vitória

postado em 21/05/2011 18:29 / atualizado em 21/05/2011 19:32

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Bernardo Dantas/DP/D.A Press

Foi mais difícil do que o torcedor do Sport gostaria, mas os rubro-negros começaram a afastar o fantasma da perda do hexa com uma vitória apertada, por 1 a 0, sobre o Icasa. Na estreia do Leão na Série B, a equipe de Hélio dos Anjos apresentou uma postura mais aguerrida, apesar da repetição do esquema tático. Apesar de o gol da vitória ter saído logo aos dois minutos, num chute de Daniel Paulista, o treinador ouviu alguns xingamentos. Na próxima rodada, no sábado, o Sport encara o Guarani, em Campinas.

Apesar da repetição do esquema e de o Sport ter entrado praticamente com a mesma formação da reta final do Pernambucano, a postura dos jogadores foi diferente. O Leão começou o jogo a toda velocidade, e chegou ao seu primeiro gol nesta Série B logo aos dois minutos. Apesar de marcado individualmente pelo volante Vinícius, Marcelinho Paraíba conseguiu uma boa finalização após tabela com Bruno Mineiro. Assustado, Marcelo Pitol espalmou para a cabeça da grande área. Daniel Paulista pegou a sobra e arriscou um chute de longe, que contou com um desvio na zaga para vencer o goleiro do Icasa.

Em desvantagem, os cearenses foram obrigados a sair para o jogo, principalmente pelo lado esquerdo, com o lateral Janílson editando um confronto particular com o ala rubro-negro Renato. Com as duas equipes buscando o gol, a partida ficou mais aberta, principalmente no meio de campo. A ansiedade dos atletas e a arbitragem confusa do potiguar Ítalo Medeiros de Azevedo deixou a partida tensa em alguns instantes. A outra boa oportunidade do primeiro tempo veio somente aos 36, quando o atacante Bruno Mineiro desperdiçou um bom cruzamento de Saci, cabeceando por cima do gol de Pitol. Depois disso, só deu Icasa. Foram pelo menos outras duas chances de empatar a partida. Na descida dos times para os vestiários, um misto de vaias e aplausos nas arquibancadas.

Os rubro-negros voltaram mais ligados no segundo tempo. Com a marcação bem encaixada, a equipe da casa passou a valorizar a posse de bola, envolvendo o Icasa. Apesar disso, o Sport não conseguia ampliar a vantagem. Faltava o último passe. Com o time travado no setor de ataque, as melhore chances vinham em cobranças de bola parada. Com o passar dos minutos, a falta de tranquilidade dos jogadores do Sport aumentava e a partida que começou fácil, acabou dramática. Com o apito final, novos protestos da torcida, apesar da vitória na estreia da Série B.

Ficha do jogo
Sport
- Calaça; Montoya, Tobi e Alex Bruno; Renato, Hamilton, Daniel Paulista, Marcelinho Paraíba e Wellington Saci (Naldinho); Bruno Mineiro (Tadeu) e Carlinhos Bala (Fernandinho). Técnico: Hélio dos Anjos.

Icasa/CE - Marcelo Pitol; Everaldo, Diogo (Almir) e Ramon; Vanderson, Vinícius, Eliélton, Ribinha (Fábio Lima) e Janílson (Wanderson); Jean e Marciano. Técnico: Dado Cavalcanti.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Ítalo Medeiros de Azevedo (RN). Assistentes:
Luiz Câmara Bezerra e Lorival Cândido das Flores (ambos do RN). Gol: Daniel
Paulista (SPO). Cartões amarelos: Marcelinho Paraíba, Saci (SPO), Vinícius, Vanderson e Jean (I). Público: 18.583. Renda: R$ 139.930,00.