Santa Cruz

SANTA CRUZ

Defesa se torna um trunfo do Santa Cruz na temporada e define jogos a favor do Tricolor

Com setor menos vazado do Nordestão, time chega a mais uma semifinal

postado em 03/04/2017 08:19 / atualizado em 03/04/2017 08:19

Ricardo Fernades/DP
Qual o maior peso para se formar um time vencedor? Um ataque definidor? Ou uma defesa sólida? No caso do Santa Cruz, a chave de mais uma classificação à Copa do Nordeste vem por causa do poderio na retaguarda. A equipe coral tomou apenas dois gols na competição. É a equipe menos vazada ao lado do Bahia. Números que comprovam o êxito na estratégia tática de Vinícius Eutrópio. O técnico montou um esquema de jogo para ficar pouco tempo com a bola, suportando a pressão do rival e depois se arriscando nos contra-ataques e na bola parada.

“Formamos um time consistente. Tomamos apenas dois gols na competição até agora. Temos uma equipe que sabe onde quer chegar e que vai conquistando o espaço. Esses jogadores respeitam demais essa camisa e a estão honrando”, afirmou o treinador coral, após a classificação conquistada em cima do Itabaiana, no último sábado, no Arruda.

No caso da defesa coral, os méritos ainda crescem porque uma de suas peças também virou o grande trunfo para definir os jogos. O zagueiro Anderson Salles com sua precisão na bola parada se transformou no grande responsável pela passagem de fase do Tricolor na Copa do Nordeste. Com os dois gols nos dois jogos contra o Itabaiana, o atleta elevou para 12 o número de tentos assinalados oriundos de bola parada. Apenas dele, já é o quinto no ano. Em 2017, ao todo, o Santa Cruz marcou 25 gols.

“Só treino bastante. Esse é meu foco. Os treinos me fazem ter uma certa experiência que rende nas partidas. Eu assistia a muitos vídeos de Marcelinho e Assunção. Ou eles faziam gol ou acertavam a trave. Isso me ajudou bastante”, disse Anderson Salles.

Atualmente, o esquema tricolor conta com peças já definidas na linha de quatro jogadores de defesa. Além do goleiro Julio Cesar e de Anderson Salles, os laterais Vitor e Tiago Costa além de Bruno Silva são os titulares do setor. Mais à frente, Gino e David compõem a dupla de volantes. No ataque, ainda, os atletas também têm papel importante na recomposição defensiva do time. Thomás, por exemplo, é visto com frequência na marcação.