Santa Cruz

COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste deixará de classificar campeão para a Copa Sul-Americana a partir de 2017

De acordo com a Conmebol, o Brasileiro garantirá seis vagas para a competição. As alterações no regulamento já serão válidas para a próxima edição do torneio

postado em 14/10/2016 11:47 / atualizado em 14/10/2016 16:29

Camila Alves /Especial para o Diario de Pernambuco , Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/Esp DP
A Conmebol anunciou nesta sexta-feira através de um comunicado em seu site oficial os novos critérios de classificação para as Copas Libertadores e Sul-Americana. A partir desta edição, o Campeonato Brasileiro classificará 12 clubes para a disputa dos torneios internacionais. Confirmou, portanto, as seis vagas destinadas à Copa Sul-Americana. Os clubes de 7º a 12º colocado serão encaminhados para a disputa. Os campeonatos regionais da Copa do Nordeste e da Copa Verde, portanto, perderão suas vagas de classificação direta para o torneio. De acordo com o comunicado publicado, as mudanças já serão válidas para a próxima edição do torneio, em 2017.

Vale lembrar que Santa Cruz e Paysandu, respectivos campeões das edições dos torneios regionais de 2016, teriam vaga garantida para a disputa da Sul-Americana no próximo ano. Apesar da mudança realizada no regulamento, o clube pernambucano não recebeu nenhum tipo de notificação oficial por parte da Conmebol.

De acordo com o vice-presidente do Tricolor Constantino Júnior, a decisão ficará a encargo da Confederação Brasileira de Futebol. No entanto, atesta o regulamento como um compromisso firmado e, por isso, descarta qualquer preocupação a respeito. “Ainda não fomos notificados oficialmente. Nós temos isso por direito e provavelmente a CBF que decidirá isso. Não estamos preocupados, pois existe um compromisso e está no regulamento. Vamos aguardar”, encerrou.

Segundo o presidente da Conmebol Alejandro Domínguez, as alterações são produto de um estudo com visão a longo prazo para uma melhora da qualidade dos torneios para potencializar o futebol sul-americano. “O propósito é superar os próprios objetivos de nosso entorno e aumentar nossas forças. No futuro, estamos certos de que estas melhoras proporcionarão um grande salto de qualidade, tanto no plano esportivo como na questão de infraestrutura, organização de eventos e transmissão de TV em todo o continente, gerando benefícios para os clubes, técnicos e jogadores, os parceiros comerciais e, claro, os torcedores que com sua paixão fazem tudo possível,” explicou.