Santa Cruz

Tchau!

Santa goleia em Caicó e pega o São Paulo

Tricolores golearam o Coríntians/RN por 4 a 1 e se classificaram para a segunda fase da Copa do Brasil

postado em 23/02/2011 23:45

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Nada de jogo de volta. O Santa Cruz eliminou o segundo confronto contra o Coríntians/RN, ao golear a equipe potiguar por 4 a 1, no estádio Marizão, em Caicó. Com isso, os tricolores garantiram uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil, quando encaram o São Paulo.

O técnico Zé Teodoro precisou usar a criatividade para resolver o problema dos desfalques de seus dois laterais-direitos. Para o setor, o comandante tricolor determinou que os volantes Memo e Cléber Goiano se revezassem nas funções de apoio ao ataque e de cobertura da zaga. E, apesar da ausência de um atleta de origem ali na direita, o Santa Cruz apostava nas jogadas pelos lados do campo para tentar abrir o placar.

Apesar da pressão coral desde o início do jogo, foi o Coríntians quem marcou primeiro, aproveitando uma falha da zaga tricolor. Logo aos 9 minutos, o atacante Somália teve liberdade para conduzir a bola pela intermediária e enfiar para Júnior Juazeiro. O sistema defensivo parou pedindo impedimento, e deixou Juazeiro livre, para dominar e tocar com tranquilidade na saída de Diego Lima.

O gol não arrefeceu os ânimos tricolores, que continuaram pressionando, agora em busca do empate.  A recompensa veio aos 19. Numa boa jogada individual, o atacante Gilberto sofreu falta na quina da grande área do Coríntians. Na cobrança, o lateral-esquerdo Alexandre guardou a bola no ângulo esquerdo da barra defendida por Mauro. E a reação estava apenas começando. Trocando bons passes, os tricolores envolveram os adversários em sua própria intermediária.

Aos 37, em nova jogada de bola parada, pela direita, o estreante Cléber Goiano aproveitou o bate-rebate da zaga corintiana e bateu fraco, de perna esquerda. A bola ainda desviou antes de entrar no canto direito do gol de Mauro. Os dois voltariam a ser protagonistas de mais um gol coral, no final do primeiro tempo. Em jogada ensaiada, Alexandre rolou a bola para Gilberto, que arriscou de longa distância. Apesar do chute rasteiro, no centro do gol, Mauro soltou a bola no pé de Cléber, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da barra.

Qualquer possibilidade de reação do Coríntians foi eliminada no primeiro minuto do segundo tempo. Depois de apanhar a bola no meio de campo, Landu arrancou até a linha de fundo, pela direita e cruzou rasteiro. Uma vez mais, o fraco goleiro Mauro se atrapalhou e soltou a bola. Desta vez, foi o atacante Gilberto quem aproveitou o rebote e soltou a bomba marcando o quarto gol coral. Os tricolores ainda tiveram muitas oportunidades para ampliar a goleada em contra-ataques, mas não foram tão felizes.


Coríntians
Mauro; Magno, Júlio, Roquete (Wellington) e Índio; Diego Borges, Josiclei, Joacir (Diego Carioca) e Marquinhos (Renatinho); Júnior Juazeiro e Somália. Técnico: Hugo Sales

Santa Cruz
Diego Lima; Cléber Goiano, Thiago Matias, Leandro Souza (André Oliveira) e Alexandre (Marquinhos); Jeovânio (Natan), Memo, Marcus Vinícius e Weslley; Landu e Gilberto. Técnico: Zé Teodoro.

Local: Estádio Marizão (Caicó). Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE). Assistentes: Armando Lopes de Souza e Marcione Mardônio da Silva Ribeiro (ambos do CE). Gols: Júnior Juazeiro (C), Alexandre, Cléber Goiano (duas vezes) e Gilberto (S). Cartões amarelos: Júnior Juazeiro e Júlio (C) e Leandro Souza, Cléber Goiano, Alexandre, Mário Lúcio, Natan e Thiago Matias (S).