Náutico

SÉRIE B

Em jogo de falhas dos goleiros, Náutico arracanca empate diante do ABC

Equipe alvirrubra saiu atrás do placar, empatou e segurou resultado de 1 a 1

postado em 03/06/2014 23:46 / atualizado em 03/06/2014 23:57

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

FRANKIE MARCONE/FUTURA PRESS
A vitória não veio, mas o empate ficou de bom tamanho. Em seu último compromisso antes da parada para a Copa do Mundo, o Náutico voltou do Rio Grande do Norte com um empate por 1 a 1 com o ABC - uma das melhores equipes deste início de Série B. Com o resultado, o Timbu encerrou a série de dois jogos fora de casa com quatro pontos, dando um salto significativo na classificação. Os alvirrubros, que chegaram a beirar a zona de rebaixamento, terminam esta primeira etapa do Brasileiro na 12ª colocação, com 12 pontos. Depois da reapresentação marcada para a tarde desta quarta-feira, os alvirrubros terão um recesso até o dia 16. O próximo compromisso é com o Sampaio Corrêa, em 15 de julho.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA SÉRIE B DO BRASILEIRO

O desenho do início do jogo refletiu com fidelidade o que se esperava antes de a bola começar a rolar. O Náutico tentava ajustar sua marcação, enquanto o ABC imprimia um ritmo acelerado entre as intermediárias. A facilidade com a qual a equipe potiguar trocava passes era apenas um indício do que estava por vir. Aos nove minutos, com espaço na entrada da área, o atacante Dênis Marques arriscou um chute a meia altura e o Alvinegro contou com a preciosa colaboração do goleiro Alessandro para abrir o placar. Ao espalmar para a frente, o camisa 1 deu condições para Lúcio Flávio aproveitar o rebote e empurrar para o fundo da barra alvirrubra.

Bem ao estilo Zé Teodoro, o ABC recuou suas linhas de marcação depois do gol, o que permitiu um crescimento territorial do Timbu. A falta de um homem de referência, porém, atrapalhava o desenvolvimento das jogadas da equipe pernambucana. Tanto que o Náutico foi para o intervalo com apenas uma jogada de real perigo, num chute de Paulinho que Gilvan espalmou para o escanteio. Os potiguares, por sua vez, voltariam a assustar com Dênis Marques carimbando a trave de Alessandro.

Segundo tempo

Para tentar mudar a cara da partida, o técnico Sidney Moraes decidiu promover a estreia do centroavante Tadeu, que voltou do intervalo na vaga de Raí. Melhor posicionado em campo, o Náutico cresceu na partida, passando a aproveitar melhor o recuo dos adversários. Trabalhando a bola com mais consciência, o Timbu chegou ao empate aos 16 minutos. Como a área potiguar estava congestionada e havia muita dificuldade para acertar o último passe, o volante Paulinho resolveu arriscar de fora da área, acertando o canto direito de Gilvan.

Depois do empate, o ABC voltou a se lançar com mais vontade ao ataque, deixando o confronto truncado entre as intermediárias. Não houve, porém, novos lances de real perigo.

ABC
Gilvan; Madson, Marlon, Diego Jussani e Luciano Amaral; Michel Schmöller (Xuxa, aos 22’ do 2º T), Liel, Michel Benhami e Rogerinho (Gilmar, aos 32’ do 2º T); Lúcio Flávio (João Henrique, aos 27’ do 2º T) e Dênis Marques. Técnico: Zé Teodoro.

Náutico
Alessandro; Rafael Cruz, Edvânio, William Alves e Roberto; Gilmak, Elicarlos, Paulinho (Marcos Vinícius, aos 37’ do 2º T), Leleu (Zé Augusto, aos 29’ do 2º T) e Raí (Tadeu, no intervalo); Vinícius. Técnico: Sidney Moraes.

Local: Estádio Iberezão (Santa Cruz-RN). Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES). Assistentes: Márcio Gleidson Correia Dias (Asp Fifa-PA) e Hélcio Araújo Neves (PA).Gols: Lúcio Flávio (aos 9’ do 1º T) e Paulinho (aos 16’ do 2º T). Cartões amarelos: Michel Shmöller (ABC), Leleu, Roberto, Paulinho e Marcos Vinícius (Náutico). Público e renda: não divulgados.