Náutico

Série B

Náutico vence Goiás fora de casa e encosta na liderança

Com gols de Kieza e Eduardo Ramos, Timbu venceu por 2 a 1 no Serra Dourada

postado em 02/09/2011 22:24 / atualizado em 02/09/2011 22:47

Rodolfo Bourbon /Diario de Pernambuco

O caminho do Náutico rumo à Série A ganha novo pavimento a cada rodada. Nesta noite de sexta-feira, uma partida à beira do impecável, fora de casa, contra o Goiás. A melhor do time longe dos Aflitos. Aplicação defensiva para não ter a meta vazada. Segurança de Gideão. Faro de gol do artilheiro Kieza. Arranque de Eduardo Ramos. Aproveitamento ofensivo. Vitória por 2 a 1.

O resultado não fez o Timbu subir de posição. Permanece em terceiro lugar. Mas ficou pertinho da liderança: os mesmos 38 pontos da Ponte Preta (que empatou com o Vila Nova em 1 a 1), um atrás da Portuguesa (que joga neste sábado, contra o Paraná, no Canindé).

O primeiro tempo ficou marcado por eficientes marcações, batidas de cabeça (literalmente) e uma clara chance de gol para cada time. O Goiás iniciou as ameaças à meta adversária. Mas os chutes terminaram interceptados por Ronaldo Alves e Diego Bispo. Aos 17 minutos, primeiro arremate do Náutico. De Kieza para a fácil defesa de Harlei. Pouco depois, o lance de maior perigo. Não de gol, mas sim em relação ao estado de saúde de Éverton.

O atleta se chocou com Elivelton. Cabeça com cabeça. Resultado: o meia alviverde voltou a campo de touca, para conter o sangramento, enquanto o volante alvirrubro se dirigiu ao hospital para realizar tomografia, devido ao grande inchaço do rosto. Éverton admitiu ter ficado com a vista turva e sentido formigamento nos braços. Mas se manteve sempre lúcido e não teve sequelas graves. Entrou Lenon.

De volta ao jogo, aos 25 minutos, Gideão mostrou reflexo ao defender o chute de Wellington “Tanque”, ex-Náutico, isolado em plena área timbu. Dez minutos depois, foi a vez de o goleiro adversário brilhar. Kieza lançou Élton. O volante chutou, Harlei fez grande defesa. Os gols ficaram reservados para a segunda etapa.

Segundo tempo
E o time do Goiás caiu na artimanha do “quem não faz leva”. Aos 12, Iarley perdeu gol feito em pleno jogo de número 100 com a camisa alviverde. Logo em seguida, Kieza provou por que é um dos principais concorrentes à artilharia da competição. Recebeu passe açucarado de Peter e marcou o 12º gol: 1 a 0. Aos 22, Eduardo Ramos, no jogo nº 40, fez jus às honrarias. Roubou a bola dos pés de Marcinho Guerreiro ainda no campo timbu, avançou e teve calma para finalizar: 2 a 0.

Daí para o fim do jogo, pouca lucidez ofensiva e muita chiadeira contra a arbitragem por parte do clube esmeraldino, retranca e contra-ataques velozes dos alvirrubros. Mas ainda deu tempo de Iarley diminuir, de cabeça, aos 47 minutos: 2 a 1.

FICHA TÉCNICA

Goiás
Harlei; Douglas, Rafael Tolói, Ernando e Marcão (Max Pardalzinho); Marcinho Guerreiro, Carlos Alberto (Diniz), Alan Bahia e Elivelton; Iarley e Wellington (Jonathan). Técnico: Márcio Goiano

Náutico
Gideão; Peter, Diego Bispo, Ronaldo Alves e Jeff Silva; Éverton (Lenon), Elicarlos (Neno), Élton e Eduardo Ramos (Alex Fraga); Rogério e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos

Local: Estádio Serra Dourada (Goiânia). Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Assistentes: Pablo Almeida da Costa (MG) Marcus Vinicius Gomes (MG). Gols: Kieza e Eduardo Ramos (N). Cartões amarelos: Marcão e Marcinho Guerreiro (G). Público: 6.035. Renda: R$ 35.940,00