postado em 19/06/2014 22:17
/ atualizado em 19/06/2014 23:20
Cassio Zirpoli Enviado especial
Rio de Janeiro - "Levanta a torcida que ele está chegando. Lá vem o maior do mundo, o Maraca. É queridão, é queridaço. Prepara para sair pela meia esquerda. Levanta na área, vai chegando, vai chegando, olha lá, olha lá. Levantou, chegoooou... Maracanã. É ele, o mais querido, o palco da finalíssima. Next stop, Maracanã." Eis a narração na voz de Luiz Penido, locutor da Rádio Globo, especialmente gravada para anunciar a parada na estação de metrô mais próxima ao maior estádio da Copa do Mundo de 2014.
Saiba mais
Historicamente, o transporte de massa sobre os trilhos é um dos principais acessos ao Mário Filho. Inúmeros vídeos já foram feitos com a multidão de torcedores saindo dos trens na porta do estádio em grandes clássicos. Para o Mundial, as três estações mais próximas foram decoradas especialmente para o torneio, incluindo até um sistema de som novo nos 32 trens da rede, no lugar de uma tradicional voz feminina.
As estações no entorno do gigante receberam painéis informativos. Cada uma com a sua respectiva entrada do estádio indicada. No caso, são as estações Maracanã (melhor acesso para os portões A, B e C do estádio), São Francisco Xavier (D) e São Cristóvão (E e F)
No Maracanã, reformado inclusive com um acesso maior, para evitar tumulto, há até um enorme tapete na entrada, simulando um gramado. Dentro da estrutura, linhas indicativas no chão apontando para o estádio. Todo esse visual visa facilitar a chegada de estrangeiros, pouco afeitos à cidade. Para isso, mensagens em inglês, além do português, claro. Feriados e pontos facultativos à parte, o metrô do Rio de Janeiro costuma ser lotado, nas linhas 1 e 2, com capacidade para 645 mil pessoas. Daí a necessidade de um comportamento diferente para uma ocasião especial.
Nas duas estações metroviárias complementares ao sistema do Maracanã a locução é um pouco diferente. "Atenção, galera. A torcida levanta. Ninguém em impedimento na porta, hein? Vem chegando pela meia direita. E olha ela, olha ela, preparou, levantou, chegoooou. Estação São Cristóvão (ou São Francisco Xavier)." Mas também suficiente para entrar no clima da Copa, ao custo de R$ 3,50 por viagem.