Gustavo Marcondes
Enviado especial
| |
Com uma série ousada e apresentação perfeita, o paulista Arthur Zanetti superou os rivais |
Londres – Acabou a espera pela primeira medalha brasileira na ginástica artística. E em grande estilo. Com uma série ousada e apresentação perfeita, o paulista Arthur Zanetti superou rivais como o tetracampão mundial Chen Yiming e conseguiu a medalha de ouro nas argolas, levando o público brasileiro ao delírio da North Greenwich Arena e o técnico Marcos Goto às lágrimas.
Dono do ouro em Pequim'2008, Chen Yiming foi o primeiro a se apresentar e, com uma série perfeita, conseguiu 15.800 pontos. O russo Aleksandr Balandin foi o terceiro e também executou a série praticamente sem erros, levando 15.666. Em seguida, o italiano Matteo Morandi subiu o nível da disputa, chegando a 15.733.
Quando entrou, sendo o último a se apresentar, Zanetti precisava de mais 15,666 para ir ao pódio. Recebeu gritos de apoio do público brasileiro. A apresentação foi excelente e, mesmo com um pequeno passe na aterrissagem, comemorou. Sabia que tinha sido perfeito: 15.900 e título olímpico. O resultado confirmou o histórico ouro, apenas o segundo do Brasil nos Jogos de Londres.
A medalha chega após duas das principais esperanças da ginástica brasileira terem falhado no momento de conseguir um pódio olímpico. Em Atenas, em 2004, Daiane dos Santos era campeã mundial e a grande favorita no exercício de solo, mas, lesionada, ficou na quinta colocação, ainda assim um resultado histórico.
Quatro anos depois, em Pequim, o sonho de medalha estava nas costas de Diego Hypólito. Ele tinha sido bicampeão mundial no solo, mas sentiu a pressão e, no fim de uma série perfeita, caiu e deixou escapar o pódio. Este ano, tanto Diego quanto Daiane não conseguiram chegar às finais.
Na etapa de classificação, realizada no último sábado, Zanetti e seu treinador, Marcos Goto, haviam escolhido realizar uma série menos arriscada para garantir a classificação à final. Com uma execução praticamente perfeita, ele obteve 15.616 pontos, ficando com a quarta colocação no geral.
Com 22 anos, Zanetti nasceu em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Seus primeiros resultados de destaque foram nos Jogos Sul-Americanos de Medellin (Colômbia), em 2010, quando levou o ouro nas argolas e por equipe. Um ano depois, veio a atuação que lhe garantiu como um dos favoritos em Londres: a medalha de prata no Mundial de Tóquio, no Japão, novamente nas argola. Ele ainda conseguiu o ouro por equipe e mais uma prata no aparelho nos Jogos Pan-Americanos de Gudalajara-2011.
Comentar notícia
Verificando informações
Esta matéria tem:
(7) comentário(s)
Autor:
Julio Cesar Assis Carvalho
No mundial em 2011 vi a apresentação do Arthur e achei aquilo impressionante.Parabéns a ele realmente um orgulho para o esporte brasileiro,mesmo que vc não veja essas mensagens,pelo sinta o carinho das pessoase não de abobados como alguns dissem por ai.Abraços..
Autor:
José Pessoa
Essa é uma medalha que merece ser comemorada....
Autor:
José Pessoa
Esse grande atleta brasileiro só ganhou esta magnífica medalha porque a imprensa brasileira o deixou de lado, assim ele teve tempo para trabalhar sem oba oba e ficar focado no seu objetivo, com certeza agora a Globo e os políticos vão querer explorar essa medalha como se tivessem ajudado,pura mentira
Autor:
Cristiano Neves da Silva
Internet deixa o povo abobado mesmo... muitos sonham que o Zanetti virá aqui ler as msgs de congratulações. Aff.
Autor:
Salvador Jose N B Filho
PARABENS Zanetti, não te conheço pessoalment,mas no fundo do meu coração TORCI POR VOCE, COM MEUS 81 ANOS NUNCA SENTI TANTA EMOÇÃO. N~AO SE PREOUCUPE , COM SUA PERFORMANCE,MEU CORAÇÃO AT...11/98.QUE DEUS LHE ABENÇLÕE.
Autor:
Leia leia
Parabens Zanetti, orgulho nacional!
Autor:
Cleber Luiz de Souza
Parabens ZANETTI ! Ainda existem brasileiros de Ouro !